FAA adotando novas designações/definições/significados para siglas aeronáuticas, em 08.12.21


A FAA manteve a sigla NOTAM, mas mudou seu significado de Notices to Airmen (notas para aeronautas) para um gênero neutro de Notices to Air Missions, notas para missões aéreas. A mudança de significado foi incorporada sem alarde em uma extensa atualização de publicações de procedimentos NOTAM que inclui várias emendas e correções.

Revisões significativas incluem requisitos atualizados para:
– códigos de condição de pista (RwyCC), permitindo apenas um conjunto de RwyCC por pista;
– remoção de reporte de ação de frenagem de “bom” como um critério NOTAM; e,
– alteração da referência ao ciclo de publicação de 28 dias para informes internacionais e domésticos para uma base sob demanda com uma alocação de 10 dias para processamento.

As alterações também definem os mesmos critérios NOTAM para os sistemas ASOS (Automated Surface Observing System – Sistema de Observação de Superfícies Automatizado) e AWOS (Automated Weather Observation System, ou Sistema de Observação de Meteorologia Automatizado, que é federal), independentemente de quem os mantém.

E os procedimentos para NOTAM agora também incluem mais detalhes para descrever o desempenho reduzido dos sistemas de luz de aproximação da pista – anteriormente o status “inutilizável” (U/S – unserviceable) era a única opção.

Enquanto isso, mais mudanças de designação neutras em termos de gênero são esperadas na agência. Federal americana de aviação civil.

Em fevereiro, a FAA encarregou seu comitê consultivo de drones de desenvolver recomendações para uma linguagem neutra em termos de gênero como alternativa aos termos específicos de gênero. Alguns exemplos foram de aeronaves não-tripuladas (unmanned aircraft) a aeronaves sem tripulantes (uncrewed aircraft), técnico-reparador (repairman) para técnico (technician), e aeronauta (airman) para aviador (aviator) e montado (manmade) por fabricado (manufactured). [EL] – c/ fontes