FAA adotando novo software de sistemas de monitoramento de superfície de aeroportos para aprimoramento visando maior mitigação do risco de pouso em pista errada, incluindo em taxiway, em 20.03.23


Pouso em pista errada, incluindo taxiway, é um dos cinco principais riscos de segurança elencados pela agência de aviação americana FAA.

Para ajudar na mitigar do risco de eventos de pouso em pista de táxi, a FAA concluiu o aprimoramento dos sistemas de radar de superfície em 43 aeroportos com atualização com software ATAP (Taxiway Arrival Prediction – Previsão de chegada à taxiway) do sistema ASDE-X (Airport Surface Detection EquipmentModel X, ou Equipamento de Detecção de Superfície de Aeroporto – modelo X). Esses aeroportos já tinham sistemas de radar de solo (superfície) ASDE-X ou ASSC (ADS-B Airport Surface Surveillance Capability, ou Capacidade de Vigilância de Superfície de Aeroporto por ADS-B) semelhantes.

O software ATAP analisa as trajetórias de vôo das aeronaves que chegam e antecipa quando alguma aeronave está alinhando para um pouso em pista imprópria. Em seguida, o sistema emitirá avisos visuais e sonoros para alertar os controladores.

“O ATAP é uma grande ajuda tecnológica para ajudar os controladores a mitigar esses eventos e provou ser eficaz”, disse Bridget Singratanakul, representante de segurança de pista da Associação Nacional de Controladores de Tráfego Aéreo e colíder do Grupo de Trabalho Colaborativo Nacional no ATAP.

Desde sua primeira implementação, em 2018, no Aeroporto Internacional de Seattle-Tacoma, o sistema evitou mais de 50 tentativas de pouso em pistas de táxi. Também já houve oito alertas neste ano entre os 43 aeroportos assim equipados com sistemas de radar de superfície.

“Aeronaves tão pequenas quanto um Cessna Caravan 208 até um Boeing 757 foram instruídas para arremetida devido a um alerta ATAP”, explicou Giovanni Dipierro, ex-gerente do grupo de segurança de pista da FAA. Ainda neste ano, a agência começará a testar em Omaha, no Estado do Nebrasca, um sistema comparável para aeroportos não dotados de sistemas ASDE-X ou ASSC. [EL] – c/ fontes