FAA aprova novos recursos de aviônica na suíte Garmin G5000 no jato médio Cessna Citation Latitude, em 25.09.25


Em nota no dia 24, a Textron Aviation anunciou a aprovação (NOD) pela FAA de novos recursos na plataforma aviônica Garmin G5000 no jato médio Cessna Citation Latitude. Esses recursos incluem o Sistema de Orientação por Visão Sintética (SVGS – Synthetic Vision Guidance System) para capacidades aprimoradas de aproximação em até 150 m., o receptor datalink GDL-60 para conectividade de alta velocidade e um novo recurso de rota de pistas de táxi – com o recurso 3D SafeTaxi.

Além de aumentar a consciência situacional dos pilotos, a integração da aviônica avançada Garmin G5000 na cabine de comando do Citation Latitude melhora a eficiência operacional com novos recursos, como:
– SVGS – Synthetic Vision Guidance System (Sistema de Orientação por Visão Sintética), exibido nas telas de informações de vôo primárias primários, que, em conjunto com a SVT – Synthetic Vision Technology (Tecnologia de Visão Sintética), oferece suporte a aproximações mínimas de até 150 pés;
3D SafeTaxi, um recurso que oferece uma visão tridimensional dos aeroportos para aprimorar a consciência situacional durante manobras em solo;
– GDL 60 datalink, modem oferece suporte à troca de dados e conectividade de alta largura de banda, incluindo atualizações automáticas de banco de dados sem fio;
– novas rotas de pistas de táxi, que auxiliam na movimentação (deslocamento) de solo em aeroportos complexos em condições de baixa visibilidade, integrado ao SVT; e,
– recurso padrão ADS-B IN que permite maior consciência de tráfego e assistência de separação visual durante as aproximações.

Os clientes também têm a opção de adicionar o Sistema de Alerta e Conscientização de Excursão de Pista (ROAAS – Runway Overrun Awareness and Alerting System), que auxilia ainda mais na conscientização da pista, alertando os pilotos sobre potenciais excursões de pista durante a fase crítica de pouso do vôo.

Com mais de 240 horas de testes de vôo e inúmeros testes de certificação concluídos, a expectativa é que jatos Citation Latitude da linha de produção com os novos aprimoramentos de aviônica entrem em serviço ainda neste ano.

Os novos recursos foram anunciados na feira de aviação executiva européia EBACE 2024, em maio. A Textron Aviation prevê aprovação semelhante para o jato supermédio Citation Longitude – que também é equipado com a suíte G5000 – em 2026.

“Os novos aprimoramentos certificados no conjunto de aviônicos Garmin G5000 do Latitude reforçam nosso investimento contínuo na linha de produtos Citation e nossa dedicação em fornecer as mais recentes inovações que atendem às necessidades em constante evolução dos clientes em todo o mundo”, disse Chris Hearne, vice-presidente sênior de engenharia e programas da Textron. “Os aprimoramentos também oferecem melhor consciência situacional para os pilotos, aumentando a clareza topográfica, definindo limites de água e terreno, melhorando a exibição de obstáculos e linhas de energia e aprimorando as representações de sinalização de pistas e aeroportos”, completou Hearne.

O jato executivo de médio porte Citation Latitude, com alcance de 2.700 MN (5.000 km) com quatro passageiros em regime de cruzeiro de alta velocidade, se diferencia da concorrência por sua combinação de conforto e eficiência. O comprimento de pista de decolagem líder da categoria, de 1.091 m., proporciona aos operadores maior alcance em pistas curtas. No interior, o Citation Latitude oferece uma experiência de cabine incomparável, com o ambiente de cabine mais aberto, espaçoso, iluminado e refinado de sua categoria. Com piso plano e 1,80 m. de altura da cabine, a inovação é abundante, com recursos excepcionais projetados em toda a aeronave. [EL]