FAA aprova operação em pista de piso não-preparado do Piper M700 Fury, em 14.08.24


Em nota no dia 05, a fabricante Piper Aircraft anunciou o seu último lançamento o monomotor turboélice M700 Fury recebeu da FAA aprovação para operação em pista despreparada (não-pavimentada). O marco significativo amplia as capacidades operacionais gerais da aeronave.

Superfícies “não-pavimentadas” incluem cascalho, pedriscos, areia, argila, misturas de solo compactado, grama e outros materiais. Esta aprovação amplia as capacidades operacionais gerais da aeronave, promove a Piper.

“O desempenho do Fury foi excepcional considerando os rigorosos requisitos de testes da FAA para certificação de pista não-pavimentada”, disse Ron Gunnarson, vice-presidente de vendas, marketing e suporte ao cliente da Piper Aircraft. “O design robusto e a qualidade de construção da aeronave garantiram operações perfeitas em todas as condições de teste. O processo de certificação também foi tranquilo, com o teste de vôo da Autorização de Inspeção de Tipo [TIA – Type Inspection Authorization] sendo concluído em apenas um dia”, revelou Gunnarson.

A Piper está progredindo com diversas validações internacionais do M700 Fury, principalmente da da EASA, da Transport Canada, da CAA do Reino Unido e ANAC (Brasil), tanto em nível de aeronave quanto para operações de em pista com piso não-melhorado. Essas validações irão igualmente expandir a versatilidade e a utilidade do modelo, reforçando o compromisso da Piper em atender às exigentes necessidades do ambiente operacional de sua base global de clientes.

O M700 recebeu a certificação FAA em março, com entregas no EUA começando aos clientes logo depois. As entregas internacionais do M700 começarão neste terceiro trimestre. A Piper espera entregar quase 50 aviões no final do ano.

O Piper M700 Fury foi certificado em março  passado e vem de fábrica com o sistema de segurança HALO, redesignação da Piper do sistema de pouso de emergência em operação automática Autoland, desenvolvido pela Garmin; este sistema revolucionário inclui tecnologia digital que pousa a aeronave com segurança no aeroporto adequado mais próximo, mesmo no caso da incapacitação do piloto. Além disso, a suíte aviônica Garmin G3000, inclui recursos de aceleração automática (Autothrottle), modo de descida de emergência (EDM), proteção eletrônica de estabilidade (ESP) e mais os recursos SurfaceWatch, SafeTaxi e de concectividade PlaneSyn, da Garmin, todos projetados para melhorar a operação segura da aeronave.

O Piper M700 Fury tem capacidade de seis assento, sendo equipado com motor Pratt & Whitney PT6A-52 , de potência de 700 SHP. A aeronave tem velocidade máxima de cruzeiro de 301 KTAS, alcance máximo de 1.852 MN e carga útil padrão de 2.320 lb. (1.052 kg). [EL]