FAA atribui falha do sistema NOTAM a erro humano no setor de TI, em 14.01.23
Uma falha em seguir o procedimento adequado pelo pessoal de TI (tecnologia de informação) danificou o arquivo de banco de dados no sistema de computador da FAA que, corrompido, levou à suspensão do processamento de NOTAM e a interrupção de todos os vôos comerciais no EUA por uma hora e meia, em 11 de janeiro, de acordo com um comunicado divulgado pela agência durante a noite sexta dia 13.
Os investigadores da FAA chegaram à conclusão antes que a mídia (canal de notícias) NBC Nightly News informasse, na quinta (12), que pelo menos um dos oito funcionários contratados com acesso ao sistema NOTAM fez a edição que corrompeu o arquivo em questão, citando fontes não identificadas dentro da agência.
“Nas últimas 36 horas, a FAA vem conduzindo uma análise preliminar sobre a interrupção do sistema NOTAM”, divulga o comunicado. “A agência determinou que um arquivo de dados foi danificado por funcionários que não seguiram os procedimentos. O sistema está funcionando corretamente e os cancelamentos [na quinta -12] ficaram abaixo de um por cento”.
Questionada pela mídia AIN se o pessoal em questão era ou não contratado ou funcionário da FAA, a agência se recusou a dar mais detalhes.
Um dia antes, em 11 de janeiro, as cias. aéreas dos EUA registraram quase 11.000 atrasos e quase 3.000 cancelamentos dentro, de/para o país, segundo dados do serviço de rastreamento de vôos FlightAware.
O Departamento de Transportes do EUA (DoT) lançou uma investigação sobre a interrupção e os membros do Congresso prometeram fazer o mesmo enquanto se preparam para deliberar sobre o próximo projeto de lei de reaprovação da FAA. A interrupção levantou questões sobre se a tecnologia da informação da FAA é suficientemente robusta, com alguns críticos sugerindo que a infraestrutura da agência sofre com a falta de investimento em modernização. [EL] – c/ fontes