FAA “bate o martelo” e mais 43 casos de “passageiro indisciplinado” são encaminhados ao FBI para processo criminal, em 27.08.24
Conforme notícia pela mídia AeroNews Network no dia 25, a FAA encaminhou recentemente ao FBI mais 43 casos de comportamento de passageiros “indisciplinado” (unruly passenger). Isto eleva o total geral para bem mais de 300 casos, todos passando por processo criminal.
Quando as tripulações das cias. aéreas se deparam com um passageiro “perigoso”, são incentivadas a reportá-lo. Em seguida, a FAA realiza uma investigação para identificar violações das leis ou regulamentos federais. Trabalhando ao lado do FBI, a FAA encaminha casos graves aos seus escritórios locais para análise aprofundada e, em algumas situações, processo-crime.
A parceria FAA e FBI foi criada em um esforço para limitar incidentes indisciplinados com passageiros. Estabeleceram um protocolo de partilha de informações em 2021, garantindo que a revisão dos processos criminais ocorreria sempre que necessário.
“Que isso sirva tanto como um aviso quanto como um impedimento”, disse o ex-administrador da FAA, Steve Dickson.
Vários tipos de incidentes enquadram-se na categoria de comportamento “indisciplinado”. No passado, os passageiros tentaram invadir a cabine de comando, exibiram comportamentos sexualmente inadequados e perturbadores, cometeram agressões físicas, verbais e sexuais, ameaçaram passageiros e muitos, muitos mais.
Em 2021, foram relatados 5.973 casos de passageiros indisciplinados. Este número aumentou mais de 400% em relação a 2019. 402 ações de fiscalização foram iniciadas em 2023 e foram cobrados US$ 7,5 milhões em multas. Embora o número tenha diminuído desde então, os aumentos recentes são motivo de preocupação.
Como resultado, a FAA introduziu e aplicou uma política de “tolerância zero”. Passageiros indisciplinados podem receber pena de prisão, restrições da TSA (Transportation Security Administration – agência federal Administração da Segurança no Transporte), e multa de até US$ 37.000 por violação, de acordo com o novo Projeto de Lei de Reautorização (de orçamento federal) da FAA; um único incidente pode conter múltiplas violações e, subsequentemente, múltiplas multas.
“Não há absolutamente nenhuma desculpa para comportamento indisciplinado”, explicou o administrador da FAA, Mike Whitaker. “Isso ameaça a segurança de todos a bordo e temos tolerância zero com isso”. [EL] – c/ fonte
Portal temático da FAA:
www.faa.gov/unruly