FAA bate sua meta de contratação de controladores no ano-fiscal 2025, em 25.09.25
A agência federal americana de aviação civil FAA atingiu sua meta de contratar 2.000 controladores de tráfego aéreo no ano fiscal de 2025, anunciou no dia 23 o Secretário de Transportes (DoT), Sean Duffy.
A agência contratou 2.026 controladores desde janeiro, um aumento de 20% em relação aos primeiros nove meses de 2024 e resultado de um esforço “turbinado” anunciado em fevereiro com o objetivo de agilizar as contratações.
Com a iniciativa, a FAA simplificou o processo de contratação de controladores de tráfego aéreo, reduzindo o tempo necessário em até cinco (5) meses.
A FAA está a caminho de contratar pelo menos 8.900 controladores até 2028, incluindo pelo menos 2.200 no ano fiscal de 2026, também divulgou o Departamento de Transportes.
De acordo com a FAA, a meta é preencher todas as vagas na “Academia FAA”, onde os controladores são treinados. Seiscentos (600) estagiários foram enviados para a academia somente em agosto, superando o recorde de julho, de 550. Isso marca o maior número de alunos na história da FAA.
“Esses números mais recentes mostram que nosso esforço de superação continua atingindo marcos e estamos progredindo”, disse Duffy. “Nosso trabalho está apenas começando. Este departamento continuará a usar todas as ferramentas à nossa disposição para superar décadas de declínio no quadro de controladores, porque o povo americano conta conosco”, completou Duffy.
O administrador da FAA, Chris Rocheleau, confirmou os números numa conferência do setor, vinculando o esforço a um impulso mais amplo para modernizar os sistemas de controle de tráfego aéreo e alcançar níveis de pessoal mais seguros.
O Congresso aprovou US$ 12,5 bilhões em julho para ajudar no financiamento das contratações e melhorias na infraestrutura obsoleta do EUA.
Apesar do progresso, os funcionários atuais continuam a registrar horas extras obrigatórias e a trabalhar seis dias por semana.
O aumento no número de recrutas pressionou a “Academia FAA”, em Oklahoma City, onde controladores aposentados atuam como instrutores sob contrato. A demanda por treinamento, cerca de 550 alunos matriculados neste verão, significa que os instrutores têm assumido turnos de ensino consecutivos que podem se estender do início da manhã até a meia-noite. Isso levantou preocupações com fadiga e segurança, com alguns funcionários relatando que seus colegas estão “andando como zumbis” ao final do dia.
A remuneração também tem sido um problema. Embora o salário dos instrutores tenha aumentado, muitos supostamente ainda fazem longos trajetos ou aceitam moradias de baixo custo, contando com uma ajuda de custo diária de US$ 60 para se manter.
O Secretário de Transportes, Sean Duffy, propôs trazer mais educadores sem experiência direta em controle de tráfego aéreo para aliviar a carga, servindo como uma clara fonte de críticas. Os instrutores atuais argumentam que a natureza complexa e crítica para a segurança do trabalho exige treinamento ministrado por ex-controladores que trabalharam em torres e instalações de radar.
O lado positivo é que a FAA tem se esforçado para aliviar a pressão sobre Oklahoma City, aprovando universidades em todo o país para liderar programas de treinamento. O projeto, denominado Iniciativa de Treinamento Universitário de Tráfego Aéreo (AT-CTI), agora inclui a Universidade Aeronáutica Embry-Riddle, a Universidade de Dakota do Norte, o Tulsa Community College, a Universidade de Oklahoma, o SUNY Schenectady County Community College e outros. [EL]
