FAA certifica o motor Pratt & Whitney do Falcon 6X – PW812D, em 03.12.22
A FAA certificou o motor turbofan PW812D, Pratt & Whitney Canada (P&WC), que equipará o novo jato executivo Falcon 6X, da Dassault, anunciou a fabricante canadense nesta sexta dia 02.
Trata-se da terceira homologação da variante do motor da Família PW800, por autoridade reguladora nacional. Antes, a variante PW812D já fora aprovada pela Transport Canada e pela EASA.
“O motor também foi certificado pela Transport Canada e pela EASA”, disse a presidente da P&WC, Maria Della Posta, para emendar: “Atingimos com sucesso esta etapa crítica trabalhando em estreita colaboração com a Dassault desde o lançamento do programa 6X”.
A certificação da FAA ocorre depois que a P&WC completou cerca de 6.100 horas de testes de motor. Isso inclui mais de 1.150 horas de testes de vôo e 20.000 horas do núcleo PW812D, que é compartilhado com o motor turbofan Pratt & Whitney GTF (para jatos do transporte comercial), que voou mais de 15 milhões de horas desde seu lançamento em 2016.
Em termos de impacto ambiental, a Família de motores PW800 oferece melhoria de dois dígitos em consumo de combustível, emissões e ruído, de acordo com a P&WC. Também pode operar vôo com uma mistura de 50% de combustível de aviação sustentável (SAF) e requer 40% menos manutenção programada e 20% menos inspeções do que outros motores de sua classe.
O presidente e CEO da Dassault Aviation, Eric Trappier, observou que a nova aprovação, pela FAA, como um marco em certificação, mantém o “6X” no caminho para a entrada em serviço em meados de 2023. “Juntos, o motor PW812D e a aeronave Falcon 6X são uma combinação vencedora, projetada para definir o padrão em eficiência de combustível, desempenho e conforto”, disse Trappier. [EL] – c/ fontes