FAA concede STC para o EFVS AerAware – baseado no sistema ClearVision com HUD de viseira portátil Skylens , da Universal Avionics -, para aplicação no B.737NG, permitindo redução de 50% nos requisitos mínimos de visibilidade, em 28.12.23


A FAA emitiu Certificado de Tipo Suplementar (STC) para instalação do sistema de visão de vôo aprimorado (EFVS – Enhanced Fight Vision System) AerAware com head-up display (HUD) numa viseira portátil (ajustada na cabeça de piloto) para aplicação no Boeing 737NG. O AerAware EFVS foi desenvolvido com a plataforma do sistema Clear Vision/Sky Lens, da fabricante de HUD Universal Avionics, numa parceria com a AerSale, que liderou o programa STC, desde os esforços de projeto, instalação, testes de vôo até o processo junto à FAA de aprovação e obtenção do STC.

A certificação foi divulgada pela Avionics em nota postada no seu site no dia 12.

O STC inclui o kit composto pelo sistema EFVS ClearVision, da Universal, com monitores (visores) duplos (individuais para pilotos) SkyLens em viseira de cabeça (HWD – Head-Wearable Display), capaz de fornecer visão aprimorada (infravermelho), visão sintética e imagens do sistema de visão combinada, com uma solução de HUD portátil para capacitação para operação com baixa visibilidade – em condição tanto diurna como noturna.
Os monitores são alimentados pela câmera multiespectral EVS-5000 da Universal, e um recurso exclusivo do sistema de visores HWD SkyLens é que os pilotos podem visualizar imagens em qualquer direção e não estão restritos ao campo de visão de um HUD fixo.
O ClearVision é um sistema de visão de vôo aprimorado (EFVS) completo que serve de plataforma da solução EFVS AerAware para o B.737NG. O sistema traz capacidade de visão sintética (SVS – Synthetic Vision System) e visão aprimorada (EVS – Enhanced Vision System) em um sistema de visão combinada (CVS – Combined Vision System) inovador e controlado pelo usuário para uma conscientização ao meio ambiente operacional incomparável a qualquer momento, exibido junto com a simbologia personalizada do HWD SkyLens para os pilotos de uma tripulação de B.737. A SkyLens é um display-visor compacto e leve que pode ser usado na cabeça que oferece um campo de visão ilimitado, permitindo que os pilotos virem confortavelmente a cabeça de um lado para o outro, enquanto retêm informações críticas de voo e mantêm a consciência contínua do terreno. Com o SVS, o piloto tem uma visão panorâmica em 3D e de 180 graus do ambiente externo, mostrando terreno, obstáculos, aeroporto e pistas, melhorando muito a consciência situacional durante visibilidade reduzida ou operações noturnas com exterior escurecido.

O STC ClearVision no B.737NG “marca o primeiro EFVS do mundo a atingir uma redução de 50% nos requisitos mínimos de visibilidade e a primeira aeronave a ser certificada com uma solução EFVS completa, para dois pilotos, com um [HUD] vestível”, de acordo com a Universal.
“Certificado para operações EFVS até o pouso [toque] e a corrida-rolagem de pista em condições de baixa visibilidade, o ClearVision melhora a acessibilidade à maioria dos aeroportos e aumenta a capacidade de aproximação em aeroportos congestionados, levando a menos atrasos”, disse o CEO da Universal Avionics, Dror Yahav. “O AerAware serve como a única solução de retrofit comercialmente viável que aumenta substancialmente a consciência situacional durante operações de baixa visibilidade para milhares de B.737NG, incluindo mais de 100 jatos executivos BBJ [Boeing executivos], reduzindo os requisitos de visibilidade natural na aproximação e aumentando a segurança”, completou Yahav.

“Isso representa um marco para a AerSale ao anunciarmos a emissão pela FAA de um Certificado de Tipo Suplementar para o AerAware”, falou Nicolas Finazzo, CEO da AerSale: “Estou orgulhoso de nossa equipe e grato aos nossos parceiros e à FAA por seu esforço incansável para concluir um processo de certificação abrangente e robusto e trazer o AerAware para sua fase de comercialização”, completou Finazzo.

O sistema AerAware está disponível exclusivamente através da Universal Avionics e da AerSale.

De acordo com a Universal, os benefícios do sistema AerAware incluem maior segurança, redução de custos operacionais, maior eficiência de operadoras aéreas e cias. aéreas e vantagens ambientais. A solução aumenta a segurança e a consciência situacional durante todas as fases do vôo, e não apenas durante condições meteorológicas de baixa visibilidade.

Além disso, a solução EFVS AerAware está alinhada com o projeto Next Generation Air Transportation System (Sistema de Transporte Aéreo de Nova Geração), da FAA, uma iniciativa de melhoria operacional relacionada ao aumento da capacidade aeroportuária, especialmente durante operações de baixa visibilidade. É um aspecto estratégico fundamental do Roteiro de Integração de Sistemas Humanos (Human Systems Integration Roadmap), da FAA, concebido para alcançar a transformação do Sistema do Espaço Aéreo Nacional (NAS). [EL]