FAA e EASA emitem STC para hélice de alto desempenho heptapá Silent Seven – MTV-47-1 – da MT Propeller no bimotor turboélice Beechcraft King Air da série 300 (modelos 300, 300LW, B300 e B300C), em 14.04.25

Em março, a fabricante alemã MT Propeller anunciou a obtenção de Certificados Tipo Suplementar (STC) emitidos pelas agências EASA (STC #10085161) e FAA (STC #SA11914IB) para instalação da hélice de alto desempenho heptapá Silent Seven – MTV-47-1- ( )-C-F-R(P)/CFR260-361( ) – no bimotor turboélice Beechcraft King Air da série 300 (modelos 300, 300LW, B300 e B300C), nestes aviões com motorização Pratt & Whitney PT6A-60A (modelos 300, 300LW, B300 e B300C) e, opcional, PT6A-67A 60A (modelos B300 e B300C).Martin Albrecht, vice-presidente da MT Propeller, resume que a instalação proporciona as seguintes vantagens:
– melhora de desempenho geral (subida e cruzeiro);
– liberação de restrições de RPM no solo enquanto operando em potência reduzida (Idle) mínima – low idle;
– maior vida útil; e,
– apelo estético imbatível.
Basicamente, a hélice de sete pás Silent Seven – MTV-47-1 proporciona uma melhora de performance de 8% na decolagem e aumento de velocidade de 4-6 KT em cruzeiro, maior distância ao solo, menor ITT em altitudes elevadas e uma redução significativa do ruído e da vibração da cabine. Com a hélice são atendidas as rigorosas normas alemãs de ruído de 2010 – Landeplatz Lärmschutz Verordnung (Regulamento de proteção contra ruído em locais de pouso) – para operações aeroportuárias irrestritas na Alemanha e em outros países europeus.
O menor diâmetro da hélice Silent Seven proporciona maior distância ao solo das pás. Isso reduz a erosão da ponta da pá e os danos causados por FOD, e a maioria de danos causados por FOD podendo ser reparada. Além disso, os bordos de ataque em liga de níquel colado oferecem maior proteção contra erosão e FOD. A fabricação das pás em compósito e características de amortecimento de vibração reduzem o nível de ruído tanto internamente como externamente.
A MT Propeller lista as seguintes vantagens da Silent Seven:
– melhores características de amortecimento de vibração (vibration damping) para operações com hélices praticamente livres de vibração.
– melhoria geral no desempenho – de 8% em decolagem e subida, e aumento de velocidade de 4 a 5 KT em cruzeiro.
– ITT mais baixa em alta altitude.
– Sem restrições de velocidade da hélice no solo durante a operação potência mínima (Idle) baixa – low idle.
– bordo de ataque em liga de níquel colada para proteção superior contra erosão das pás.
– maior separação do solo – menos FOD.
– pás reparáveis de FOD.
– vida útil ilimitada das pás.
– redução significativa do ruído e da vibração na cabine.
– vibração e ruído semelhantes a motor a jato.
– conformidade com as rigorosas normas alemãs de ruído de 2010 – Landeplatz Lärmschutz Verordnung (Regulamento de proteção contra ruído em locais de pouso) – para operações aeroportuárias irrestritas na Alemanha, e nos países da União Européia.
Especificações – MTV-47-1-( )-C-F-R(P)/CFR260-361( ):
– hélice hepta de velocidade constante com embandeiramento completo e com reversão plena, diâmetro 206 cm (102,4 polegadas).
– lâminas torcidas (scimitar – cimitarra), de material composto (composite) de peso leve – pá CFR260-361( ).
– cubo (hub), de alumínio fresado em peça única) – MTV-47-1- ( )-C-F-R(P).
– spinner de material composto (AFRP) P-1610-3 (PT6A-60A) e P-1610-4 (PT6A-67A).
– sistema degelo (De-Ice) com boots termo-elétrico.
– peso de hélice (com sistema degelo) – 100,8 kg (222,25 lb.) cada hélice.
– TBO conforme Boletim de Serviço SB-1 – 2.000 horas/72 meses (6 anos).A hélice MTV-47-1 foi introduzida pela primeira vez no mercado da aviação geral em 2020 com sua certificação no monomotor turboélice Pilatus PC-12 – e atualmente há mais de 130 aviões PC-12 voando com a hélice Silent Seven. [EL]