FAA emite AD/DA relativamente à interferência da banda de telefonia na frequência 5G em Rádio-altímetros aeronáuticos, em 10.12.21


A FAA anunciou nesta terça dia 07 a publicação de duas Diretivas de Aeronavegabilidade (AD/DA) endereçadas para o advento da banda de telefonia móvel na frequência 5G, e possível interferência desta em equipamentos rádio-altímetros aeronáuticos, para fornecer uma estrutura e coletar mais informações para evitar efeitos potenciais no equipamento de segurança da aviação.

A publicação pela FAA lida com a implantação iminente (temporariamente adiada, pelo debate em curso quanto a possíveis interferências) de redes de telecomunicação na frequência 5G.

Uma Diretiva cobre a aviação de asa fixa, de aeronaves do transporte e interligação regional equipadas com Rádio-altímetro (como componente integrante do seu projeto Tipo), enquanto outra Diretriz é endereçada à aviação de asa rotativa. As Diretivas, em comum, abordam a ameaça de potencial interferência da frequência 5G da telefonia em equipamentos rádio-altímetro com funcionamento na banda frequência de 3,7 a 3,98 GHz (banda C).

AD nº 2021-23-12 – para avião:
https://www.faa.gov/sites/faa.gov/files/2021-12/FRC_Document_AD-2021-01169-T-D.pdf

Texto completo:
https://aib-el.com.br/site/faa-emite-ad-da-relativamente-interferencia-banda-telefonia-frequencia-5g-em-radio-altimetros-aeronauticos-em-10-12-21/