FAA emite certificação Tipo do Cessna Sky Courier, em 14.03.22
Pouco menos de dois anos após o primeiro vôo (maio de 2020), o transportador bimotor turboélice Cessna 408 Sky Courier recebeu seu certificado Tipo da FAA, anunciou a fabricante Textron Aviation nesta segunda dia 14.
A certificação do avião utilitário de asa alta sucedeu uma campanha de testes de vôo, iniciada formalmente em maio de 2020, acumulando 2.100 horas cumpridas com três protótipos.
A primeira entrega do avião está prevista para “em breve” para a cliente de lançamento do programa, a FedEx Express, que encomendou 50 aviões C408 com configuração de carga, com opções para mais 50 aviões. O primeiro aparelho da produção seriada foi apresentado no início do ano, da linha de montagem em Wichita (Kansas).
A FedEx Express participou do Conselho Consultivo de Cliente da Textron Aviation junto com outros operadores de frota para ajudar a moldar o design, os recursos e a facilidade de manutenção da aeronave.
Equipado com uma porta de 7 pés e 3 polegadas (221 cm) por 5 pés e 9 polegadas (175,26 cm), o Sky Courier pode ser configurado como um avião de carga ou de passageiros de 19 lugares, bem como uma variação combinando passageiros/carga. Em uma configuração de carga, o Sky Courier pode conter até três contêineres LD3 de 6.000 lb. (2.724 kg) de capacidade de carga. O avião conta com apenas um ponto de abastecimento (sob pressão) de forma a agilizar as escalas, no giro de operações.
Conforme as especificações apresentadas pela Textron, o avião tem comprimento de 16,8 m., altura (com cauda “T”) de 6,3 m. e envergadura (da asa alta, com escora) de 22,02 m. (área alar de 40,97 m²). A cabine tem 1,88 m. de largura por 1,80 m. de altura, com comprimento de 7,1 m. A capacidade de bagagem é de 5,27 m³ e de 680 kg (1.500 lb.).
O peso vazio básico (BEW) é de 5.591 kg (12.325 lb). O MTOW é de 8.618 kg (19.000 lb.) e o MLW de 8.437 kg (18.600 lb.). O avião tem capacidade de abastecimento (combustível utilizável) de 2.189 kg (4.826 lb), ou 2.725 litros (720 galões). A carga-útil é de 2.878 kg (6.345 lb.); a carga-paga máxima é de 2.268 kg (5.000 lb.) – com abastecimento completo, carga-paga é de 780 kg (1.719 lb.).
Alimentado por dois motores turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A-65SC (de 1.100 SHP), com hélice quadripá de alumínio McCauley (modelo 779, de 110 pol./279,4 cm de diâmetro, com embandeiramento completo e com passo-reverso), o C408 Sky Courier tem uma velocidade máxima de cruzeiro de 210 KT e um alcance de 920 MN. A plataforma de vôo é Garmin G1000NXi.
O avião é um projeto todo novo, com produção baseada em processos de fabricação avançados.
O avião é certificado para operações de piloto único (single pilot).
“Nosso novo design traz para este segmento o que os clientes disseram que precisam: a capacidade de carregar, voar, descarregar e repetir, com baixos custos operacionais e máxima flexibilidade e eficiência da cabine”, disse o presidente e CEO da Textron Aviation, Ron Draper. “Esperamos que o Sky Courier seja um cavalo de batalha da frota para a FedEx e muitos outros clientes em todo o mundo nas próximas décadas”, completou Draper, no anúncio da certificação Tipo pela FAA. [EL]