FAA facilita regras no PART-25 (aeronavegabilidade para aeronaves do transporte) para operações em aeródromos em alta altitude, em 25.06.23


A FAA alterou suas regras e requisitos para facilitar a certificação de aeronaves de transporte aéreo pelo regulamento PART-25, envolvendo sistemas de pressurização de cabine e equipamentos de distribuição de oxigênio para operação em aeródromos de alta altitude – ou seja, aeródromos acima de 8.000 pés MSL.

O regulamento PART-25 se trata de “Padrões de Aeronavegabilidade – Aviões da categoria de transporte”. O regulamento PART-23 se trata de “Padrões de Aeronavegabilidade – Aviões da categoria normal”.

Os regulamentos atuais exigem que a altitude de pressão da cabine em aviões de transporte permaneça igual ou inferior a 8.000 pés em condições normais de operação.

Nas novas emendas, em vigor a partir de 17 de julho, eliminam um ônus para a indústria ao remover uma regra que exige que os candidatos atendam aos requisitos especializados de modificação de projeto sob um nível equivalente de constatação de segurança e apresentem uma petição de isenção ao tentar operar acima de 8.000 pés.

De acordo com as novas regras, quando as aeronaves estiverem operando em aeroportos com altitude igual ou superior a 8.000 pés, a altitude da cabine poderá ser igual ou superior à elevação do aeródromo em 2.000 pés, desde que, em caso de “provável falha” do sistema de pressurização, “ a altitude da cabine não deve exceder 15.000 pés, ou 2.000 pés acima da elevação do aeródromo, o que for maior.” Além disso, “o alerta de alerta de alta altitude de pressão na cabine pode ser fornecido a até 15.000 pés ou 2.000 pés acima da altitude máxima de decolagem e pouso do avião, o que for maior”.

Em relação às unidades dispensadoras de oxigênio para passageiros, as novas regras exigem que, ao operar em aeroportos com altitudes acima de 13.000 pés, as unidades dispensadoras sejam implantadas automaticamente em altitudes de pressão de cabine não superiores a 2.000 pés acima da altitude máxima de decolagem e pouso do avião. [EL] – c/ fonte