FAA facilitando regra de verificação pré-vôo para rotas aéreas ADS-B para operação de aeronaves dotadas de receptores com informação de disponibilidade seletiva (SA-Aware), em 17.05.22


Operadores com sistemas ADS-B OUT que usam receptores com informação de disponibilidade seletiva (AS/Selective Availability – Aware) não precisam mais realizar uma verificação de previsão de disponibilidade de desempenho de pré-voo no site da ferramenta de previsão de disponibilidade de serviço da FAA antes de operar em rotas no espaço aéreo requerendo ADS-B.

O comunicado de nova de política da FAA informa que, com base em sete anos de dados, os receptores GNSS com capacidade SA-Aware “fornecem consistentemente uma disponibilidade equivalente a radar com 99,9% ou mais de disponibilidade operacional”.

Além disso, “operadores de aeronaves equipadas com receptores GPS SA-Aware durante períodos de degradação da constelação de satélites (GPS) que impactam negativamente a capacidade do ADS-B de atender aos requisitos de desempenho … serão considerados em conformidade com os requisitos da regra ADS-B OUT”. Para aeronaves equipadas com receptores GNNS que não atendem aos requisitos mínimos de desempenho SA-Aware, os operadores devem continuar a executar a análise de previsão disponibilidade no pré-voo.

A FAA também discutiu situações que podem justificar uma previsão de disponibilidade de comprovação de acompanhamento. Por exemplo, uma mudança na constelação (rede) de satélites. Se um operador tomar conhecimento de qualquer mudança que possa resultar em desempenho degradado do sistema GPS antes de receber uma autorização inicial de órgão de controle de tráfego aéreo (ATC), o operador deve realizar uma previsão de disponibilidade pré-vôo subsequente, divulgou a agência. [EL] – c/ fontes