FAA faz observação específica para linha B.787 para efeito adverso de interferência da frequência da rede 5G Banda C em rádio-altímetro afetando sistema de reverso e freio em pouso em pista molhada e com neve, em 19.01.22


A FAA exigirá que os operadores de Boeing 787 tomem precauções adicionais na operação de pouso em pista molhada ou com deposição de neve em aeroportos onde o serviço da rede 5G Banda C esteja implantado.

No adiamento de duas semanas na ativação do novo serviço 5G, de 05 para 19 de janeiro, especialistas em segurança determinaram que a interferência da rede 5G Banda C em rádio-altímetros de aeronave poderia impedir que os sistemas de motor (reversão) e freio passassem para o modo de pouso, o que poderia interferir no desempenho de frenagem e desaceleração nos limites de pista. Esta observação faz parte das atividades contínuas de segurança operacional da FAA relacionadas à interferência da 5G Banda C com sistemas de aviões usando dados de rádio-altímetro durante o pouso em aviões Boeing modelo 787-8, 787-9 e 787-10.

Uma Notificação de Aeronavegabilidade exige que as tripulações estejam cientes desse risco e adotem procedimentos específicos de segurança ao pousar nessas pistas. A Notificação afeta 137 aeronaves registradas no EUA e 1.010 registradas globalmente.

A FAA determinou efeitos adversos nos aviões Boeing 787-8, 787-9 e 787-10 devido à interferência da rede 5G Banda C que podem afetar vários sistemas de aviões usando dados de rádio-altímetro, independentemente do tipo de aproximação ou meteorologia. Essas anomalias podem não ser evidentes até que o avião esteja em baixa altura durante aproximação. Os sistemas impactados incluem, mas não estão limitados a: sistema diretor de vôo do piloto-automático, sistema de aceleração automática (autothrottle), motores e reversores de empuxo, controles de vôo, instrumentos de vôo, sistema de alerta de tráfego e prevenção de colisões (TCAS), sistema de alerta de proximidade do solo (GPWS) e avisos de configuração. [EL] – c/ fontes