FAA investigando evento de incursão de pista seguida de decolagem não-autorizada de um Learjet 60 simultaneamente ao pouso de um EMBRAER E190 em pista cruzada, no aeroporto de Boston (EUA), resultando perda de separação e um “quase encontro”, em 07.03.23


A FAA divulgou que está investigando o que classifica como “encontro próximo” (ie, uma aproximação excessiva) entre um jato EMBRAER E190-E2 da JetBlue (o jato de matrícula N179JB), operando o vôo #206, e jato executivo Learjet LR-60 (LJ60) de matrícula N280LJ operado pela Hop-A-Jet (operadora de vôos fretados, da Flórida), no Aeroporto Internacional Logan, em Boston (KBOS), na noite do último dia 27 de fevereiro, logo após às 19:00LT.

De acordo com a FAA, o incidente se materializou com a decolagem do Learjet 60 da pista 09, sem autorização de partida, enquanto o E190-E2 da JetBlue pousava na pista 04R. As pistas 09/27 (de 45 x 2.134 m.) e 04R/22L (de 45 x 3.050 m.) se cruzam em ponto cerca de 310 m. da cabeceira 09 e 290 m. da pista 04R.
Em uma declaração pós-incidente, a FAA reportou: “Um controlador de tráfego aéreo instruiu o piloto do Learjet a alinhar e esperar [manter posição] para a pista 09 enquanto o EMBRAER 190 da Jet Blue pousava na pista 04-direita, que cruza a pista 09. O piloto do Learjet cotejou as instruções com clareza, mas começou uma rolagem de decolagem”.

O Learjet LR-60 da Hop-A-Jet estava partindo de Boston com destino intencionado do Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood (KFLL), a 1.075 MN a SW.

Nas primeiras informações, o Learjet 60 (LJ60) teria taxiado para a pista 09, com instrução do táxi até o ponto de espera da pista 09), para aguardar o pouso do vôo vôo 206 da JetBlue (no E195-E2), que ao momento do táxi do LJ60 estava na aproximação final para a pista 04R. Mas o Learjet LR-60 acabou ingressando na pista 09 e iniciando a sua corrida de decolagem.

Às 18:54:54,667EST (22:55Z), o LR-60 cruzou a interseção das pistas 09 e 04R a uma velocidade de 82 KT. Às 23:54:54,507EST – 16 centésimos de segundo antes do LR-60 cruzar interseção da pista 09-04R – o E195-E2 no vôo 206 da JetBlue passou pela marcação numérica da pista 04R a uma velocidade (com relação ao solo) de 132 KT. No momento em que o E190 cruzou a cabeceira da pista 04R, estava a aproximadamente 565 pés (172 m.) a sudoeste do Learjet LR-60.
Na sua declaração, a FAA informa: “[um] piloto da aeronave JetBlue executou uma ação evasiva e iniciou uma subida quando o Learjet cruzou a interseção”.

De acordo com os dados de rastreamento de vôo por satélite – por ADS-B –, os dois jatos envolvidos passaram a 531 pés (162 m.) um do outro.

Dados por ADS-B – sistema FlightRadar 24 – por AIN

Boletins METAR mostram que o tempo no aeroporto tinha visibilidade “ilimitada” (de 10 SM/16 km), com poucas nuvens no céu com base a 3.600 pés, em condição VMC, com vento sudeste moderado e com temperatura do ar fria de -1°C.

METAR KBOS 272054Z 09009KT 10SM FEW034 OVC220 M01/M07 A3001 RMK AO2 SLP161 T10111072 56010=
METAR KBOS 272154Z 10010KT 10SM FEW035 SCT150 OVC220 M02/M08 A3001 RMK AO2 SLP161 T10171078=
METAR KBOS 272254Z 12012KT 10SM FEW036 OVC190 M01/M07 A3002 RMK AO2 SLP166 T10111072=
METAR KBOS 272354Z 10014KT 10SM OVC160 M01/M07 A2999 RMK AO2 SLP154 T10111072 11011 21017 58007=
METAR KBOS 280054Z 11012KT 10SM OVC140 M01/M08 A2998 RMK AO2 SLP150 T10111078=
METAR KBOS 280154Z 10015KT 10SM FEW037 OVC130 M01/M07 A2995 RMK AO2 SLP141 T10111072= 

Os dados de rastreamento de vôo mostram que o vôo JetBlue 206 (no E190-E2), procedente do Aeroporto Internacional de Nashville (KBNA), pousou em Boston (KBOS) com segurança às 19:13EST. Por sua vez, o Learjet LR-60 da Hop-A-Jet chegou à Fort Lauderdale (KFLL) sem outras intercorrências duas horas e cinquenta minutos (02h50m) após a decolagem de Boston (KBOS).

Após a ocorrência, um porta-voz da JetBlue declarou: “Na segunda-feira, 27 de fevereiro, o vôo JetBlue 206 pousou com segurança em Boston depois que nossos pilotos foram instruídos para uma arremetida pelos controladores de tráfego aéreo. A segurança é a primeira prioridade da JetBlue e nossas tripulações são treinadas para reagir a situações como esta”. Numa declaração subsequente, a JetBlue afirmou: “Ajudaremos as autoridades enquanto investigam este incidente”.

A FAA destacou que o novo evento em Boston se trata da quinta “quase-colisão” envolvendo aeronave do transporte comercial neste ano, no EA. [EL] – c/ fontes