FAA permite novos pesos máximos de rampa, decolagem e pouso menores para os jatos  Gulfstream G500/600 para viabilizar operação em aeroportos com restrição, em 16.08.21


A Gulfstream recebeu, na semana passada, a aprovação da FAA para ACS (Aircraft Service Change, ou alteração de serviço da aeronave) 005 que reduz os pesos máximos de rampa e de decolagem dos jatos executivos de cabine larga G500 e G600, permitindo que os dois modelos usem aeroportos com limite de MTOW de 75.000 lb.

Especificamente, com a ACS está incluído os Aeroportos de Naples, na Flórida (KAPF), e de Long Beach, na Califórnia (KLGB), que limitam as operações de aeronaves com dois trens de pouso para peso bruto máximo certificado de 75.000 lb.

As limitações de peso são um problema para os dois modelos Gulfstream. O G500 tem peso de rampa de 80.000 lb. e peso máximo de decolagem de 79.600 libras, enquanto o G600 tem peso MRW de 95.000 lb. e MTOW de 94.600 lb.

O MOD (Memorandumn of Decision, ou memorando de decisão) do processo de reaprovação, que implica em emenda no AFM/Manual de Vôo e uma etiqueta de informação em painel – reduziu os dois pesos (MRW e MTOW) para 74.900 lb. para os dois jatos (G500 e G600), tornando-os aptos legalmente para operação nestes aeroportos com limitantes de peso, o de Naples (KAPF) e de Long Beach (KLGB). Adicionalmente, o MOD também reduziu o MLW (peso máximo de pouso) do G600 para 74.900, mantendo o MLW do G500 em 64.350 lb.

Em aeroportos sem tais limites de peso, a etiqueta de informação da ASC 005 pode ser removida para permitir que os operadores aproveitem os pesos mais altos originais permitidos pelo certificado de Tipo original, disse um porta-voz. [EL] – c/ fontes