FAA pesquisando advento do ARAIM (RAIM avançado) para melhora de integridade de sinais de satélites, visando um maior desenvolvimento de aproximações por instrumento (IFR) com guia vertical de baixo custo, em 31.01.23


O Centro Técnico William J. Hughes, da FAA, está conduzindo pesquisas que podem levar à melhoria da integridade do sistema de satélites americano (GPS), permitindo um maior desenvolvimento de aproximações por instrumento (IFR) com guiagem verticalmente de baixo custo.

O sistema de integridade atual apenas para guia lateral é o RAIM (Receiver Autonomous Integrity Monitoring), ou monitoramento autônomo de integridade do receptor, e não depende de estações terrestres ou outra infraestrutura.

“O RAIM permite que os receptores de aviação [de navegação por satélite) detectem uma falha no satélite do sistema GPS e, em muitos casos, isolem o satélite anômalo e descartem-no do uso [processamento] pelo receptor”, de acordo com a FAA. Para integridade da guia vertical de um procedimento IFRl, o sistema de aumentação de área plana (WAAS – Wide-Area Augmentation System) da FAA usa estações terrestres para garantir a precisão dos sinais dos satélites do sistema GPS.

O RAIM avançado (ARAIM) simplifica o aspecto da integridade vertical, eliminando a necessidade de estações terrestres WAAS, em vez de usar outro sistema civil de navegação global por satélite (GNSS), como o Galileo, da Europa (UE), para ajudar a melhorar a precisão. O ARAIM faz isso usando o segundo GNSS para permitir que o receptor de sinal satélie meça diretamente o erro ionosférico, de acordo com a FAA. “A ionosfera é, na maioria dos casos, a maior fonte de erro em um sinal GNSS, e a ionosfera também pode reduzir a integridade dos sinais GNSS”.

O objetivo do ARAIM é permitir aproximações LPV-200 (mínimo de 200 pés) em qualquer lugar do mundo, explicou a FAA. O ARAIM, portanto, se tornaria um sistema de aumento-garantidor baseado em aeronaves, aumentando enormemente a utilidade de aproximações por navegação por satélite (em GNSS). Um procedimento LPV corresponde à Localizer Performance with Vertical guidance (desempenho de Localizador com guia vertical). [EL] – c/ fontes