FAA por publicar AD/DA com limitações operacionais em aeroportos dos modelos B.777 e B.747-8 por efeito de interferência em Rádio-altímetros da rede 5G Banda C, em 27.01.22

A FAA planeja publicar uma Diretiva de Aeronavegabilidade (AD) em 27 de janeiro que limitará as operações das variantes atuais dos modelos Boeing 777 e 747-8 em aeroportos como objeto de NOTAM identificando nestes a presença de interferência em rádio-altímetros da rede 5G Banda C.
A FAA determinou que anomalias devido à interferência da rede 5G Banda C podem afetar vários sistemas de aeronaves usando dados de rádio-altímetro, diretamente a afetado pela rádio-frequência operacional da rede 5G, incluindo as leis de controle de arfagem que fornecem proteção contra toque de cauda na pista em pouso, independentemente do tipo de aproximação ou da meteorologia. A interferência pode fazer com que dados de rádio-altímetro faltantes ou errôneos usados pelo sistema de controle de vôo resultem no que a FAA chama de “entradas de de pitch inadequadas e não comandadas, afetando negativamente a controlabilidade”; a interferência de rádio-frequência também pode causar vários efeitos errôneos para equipamentos aviônicos da plataforma de vôo, como informações enganosas para o Diretor de Vôo, comportamento errôneo do acelerador automático (autothrottle) e nos anunciadores de modo de vôo.
Quando combinados com os efeitos das entradas de pitch inadequadas e não comandadas, as anomalias na suíte aviônica podem afetar a capacidade da tripulação de aterrissar com segurança, divulga Diretriz da FAA. Outros sistemas que os dados ausentes ou errôneos da rádio-altímetro podem afetar incluem o piloto-automático, sistema Diretor de vôo; sistema de aceleração automática, os sistemas de controle eletrônico de motor, controles de vôo, instrumentos de vôo, sistema de alerta de tráfego e prevenção de colisões (TCAS), sistema de alerta de proximidade do solo (GPWS) e avisos de configuração.
A Diretiva afeta 336 aviões no EUA e 1.714 em todo o mundo. A Diretiva não se aplica para operações de aproximação e pouso em aeroportos onde a FAA determinou que os rádio-altímetros das aeronaves são seguros e confiáveis no ambiente 5G Banda C e em aeroportos onde as operadoras de telecomunicações do EUA Verizon e AT&T não implantaram a rede 5G.
Em comunicado, a United Airlines divulga que isso significa que não prevê nenhum efeito em seus operadores de B.777, graças a método alternativo de conformidade (AMOC) previsto de adoção pela Diretriz.
Até esta quarta (26), a FAA já aprovou pelo menos 20 modelos de radar-altímetro para uso em aeroportos próximos a torres de celular onde a AT&T e a Verizon planejam ativar a rede 5G Banda C, permitindo que 90% da frota comercial dos EUA realize pousos em condição de baixa visibilidade nesses aeroportos, com utilização dos rádio-alímetros.
A lista da FAA de modelos de aeronaves que usam rádio-altímetros liberados inclui os modelos Boeing 717, 737, 747, 757, 767 e MD-10/-11 e os modelos Airbus A300, A310, A319, A320, A330, A340, A350 e A380. [EL] – c/ fontes