FAA por publicar AD/DA com limitações operacionais em aeroportos dos modelos B.777 e B.747-8 por efeito de interferência em Rádio-altímetros da rede 5G Banda C, em 27.01.22


A FAA planeja publicar uma Diretiva de Aeronavegabilidade (AD) em 27 de janeiro que limitará as operações das variantes atuais dos modelos Boeing 777 e 747-8 em aeroportos como objeto de NOTAM identificando nestes a presença de interferência em rádio-altímetros da rede 5G Banda C.

A FAA determinou que anomalias devido à interferência da rede 5G Banda C podem afetar vários sistemas de aeronaves usando dados de rádio-altímetro, diretamente a afetado pela rádio-frequência operacional da rede 5G, incluindo as leis de controle de arfagem que fornecem proteção contra toque de cauda na pista em pouso, ​​​​independentemente do tipo de aproximação ou da meteorologia. A interferência pode fazer com que dados de rádio-altímetro faltantes ou errôneos usados ​​pelo sistema de controle de vôo resultem no que a FAA chama de “entradas de de pitch inadequadas e não comandadas, afetando negativamente a controlabilidade”; a interferência de rádio-frequência também pode causar vários efeitos errôneos para equipamentos aviônicos da plataforma de vôo, como informações enganosas para o Diretor de Vôo, comportamento errôneo do acelerador automático (autothrottle) e nos anunciadores de modo de vôo.

Quando combinados com os efeitos das entradas de pitch inadequadas e não comandadas, as anomalias na suíte aviônica podem afetar a capacidade da tripulação de aterrissar com segurança, divulga Diretriz da FAA. Outros sistemas que os dados ausentes ou errôneos da rádio-altímetro podem afetar incluem o piloto-automático, sistema Diretor de vôo; sistema de aceleração automática, os sistemas de controle eletrônico de motor, controles de vôo, instrumentos de vôo, sistema de alerta de tráfego e prevenção de colisões (TCAS), sistema de alerta de proximidade do solo (GPWS) e avisos de configuração.

A Diretiva afeta 336 aviões no EUA e 1.714 em todo o mundo. A Diretiva não se aplica para operações de aproximação e pouso em aeroportos onde a FAA determinou que os rádio-altímetros das aeronaves são seguros e confiáveis ​​no ambiente 5G Banda C e em aeroportos onde as operadoras de telecomunicações do EUA Verizon e AT&T não implantaram a rede 5G.

Em comunicado, a United Airlines divulga que isso significa que não prevê nenhum efeito em seus operadores de B.777, graças a método alternativo de conformidade (AMOC) previsto de adoção pela Diretriz.

Até esta quarta (26), a FAA já aprovou pelo menos 20 modelos de radar-altímetro para uso em aeroportos próximos a torres de celular onde a AT&T e a Verizon planejam ativar a rede 5G Banda C, permitindo que 90% da frota comercial dos EUA realize pousos em condição de baixa visibilidade nesses aeroportos, com utilização dos rádio-alímetros.

A lista da FAA de modelos de aeronaves que usam rádio-altímetros liberados inclui os modelos Boeing 717, 737, 747, 757, 767 e MD-10/-11 e os modelos Airbus A300, A310, A319, A320, A330, A340, A350 e A380. [EL] – c/ fontes