FAA publica DA para as linhas de monomotores Piper PA-28 e PA-32 para inspeção de longarina principal de asa contra corrosão em área localizada de difícil acesso junto da “raiz”, em 25.10.20


A FAA está adotando uma nova Diretiva de Aeronavegabilidade (DA), a AD (Airworthiness Directive) nº 2020-24-05, com data de efetividade em 28/12/2020, endereçada à Piper Aircraft, Inc., para determinados aparelhos (monomotor a pistão) Piper PA-28-140, PA-28-150, PA-28-160, PA-28-180 e PA-28-235 (de quatro assentos) e PA-32-260 e PA-32-300 (seis assentos), relativamente à longarina principal de asa e corrosão em área localizada de difícil acesso da longarina, na região da “raiz”.

AD (Airworthiness Directive) nº 2020-24-05, com objeto “Longarina de asa”, com data de efetividade em 28/12/2020:
https://rgl.faa.gov/Regulatory_and_Guidance_Library/rgad.nsf/AOCADSearch/1435453A14D21FB6862586290049FC9F?OpenDocument
https://rgl.faa.gov/Regulatory_and_Guidance_Library/rgad.nsf/0/1435453a14d21fb6862586290049fc9f/$FILE/2020-24-05.pdf

A publicação da Diretiva foi motivada por reportes de casos de corrosão na longarina principal de asa encontrados em uma área difícil acesso para inspeção da longarina. A DA requer inspeção da longarina das asas (esquerda e direita) contra corrosão, e, caso constatada corrosão, reparo com todas as ações corretivas necessárias, em aparelhos dos sete modelos monomotor a pistão listados (cinco variantes PA-28 e duas variantes PA-32). A FAA publicou a DA para tratar uma condição não-segura deste produto/componente.


Texto completo:

https://aib-el.com.br/site/faa-publica-da-linhas-monomotores-piper-pa-28-e-pa-32-p-inspecao-longarina-principal-asa-contra-corrosao-em-area-localizada-dificil-acesso-junto-raiz-em-25-10-20/