FAA publica modelo de programa de treinamento padronizado para operadores de transporte público por fretamento (PART-135), a ser oferecido por Centros de Instrução, para jato Gulfstream G-V, em 27.10.22
A FAA lançou um modelo de programa de treinamento padronizado específico para modelo de aeronave – no caso do jato Gulfstream GV – para operadores de transporte público por fretamento (PART-135). Publicado no Registro Federal (Federal Register) na última quinta dia 20, o modelo está numa minuta proposta, para consulta pública, que ficará aberta para comentários públicos até dia 09 de novembro.
Recommended Gulfstream GV-Series – Standardized Curricula for Operators delivered by Training Centers (Currículo padronizado recomendado para Gulfstream GV-Series oferecido por Centros de Instrução/treinamento):
https://www.govinfo.gov/content/pkg/FR-2022-10-20/pdf/2022-22583.pdf
A FAA, que analisou o programa e analisará os futuros currículos antes de serem divulgados, divulgou que o programa inicial para o Gulfstream GV inclui manobras, procedimentos e funções recomendados para atender aos requisitos regulatórios do regulamento para o transporte por fretamento (PART-135).
A expectativa é que a publicação se trate de um primeiro de uma série de currículos de treinamento padronizados específicos para aeronaves para uso por operadores regidos pelo PART-135 – como uma como uma estrutura-base para modelos futuros, divulgou a NATA (National Air Transportation Association, ou Associação Nacional de Transporte Aéreo).
A publicação foi divulgada pela mídia AIN.
Segundo nota da AIN, um programa voluntário projetado para treinamento pelos Centro de Instrução – organização regidas pelo regulamento PART-142, o conceito de currículo padronizado foi uma recomendação que saiu da divisão de treinamento no transporte aéreo do ARC (Aviation Rulemaking Committee, ou Comitê de Regulação da Aviação), que buscava um meio de aliviar a burocracia e as preocupações com a falta de pessoal.
Além disso, os programas de treinamento padronizado são “portáteis”, o que trata da questão dos operadores do transporte por fretamento de deslocamento de tripulantes para treinamento inicial para cada mesmo modelo de aeronave que voam, mesmo que os tripulantes sejam “correntes” na aeronave.
O conceito de currículo padronizado também visa elevar a segurança, fornecendo uma abordagem padronizada para o treinamento em aeronaves específicas que incorporam as melhores práticas.
“Ele fornece um meio eficiente para aprovar currículos de treinamento oferecidos pelos centros de treinamento PART-142, ao mesmo tempo em que aumenta os níveis da consistência do treinamento, avaliação e exame de proficiência entregues aos operadores PART-135, com ênfase na padronização”, divulga a FAA. “O conceito de currículo padronizado apoia os objetivos abrangentes para aprimorar o treinamento e a verificação e promover práticas operacionais mais seguras e é consistente com os regulamentos aplicáveis”, completa a agência de aviação civil americana.
As recomendações do ARC levaram à formação de um Grupo de Trabalho de Padronização de Treinamento (Training Standardization Working Group), encarregado de desenvolver os currículos.
John McGraw, vice-presidente de assuntos regulatórios da NATA, chamou os padrões baseados em consenso de uma das mudanças mais significativas nas abordagens de treinamento para operações do transporte de fretamento em anos e que levou anos em elaboração reunindo a colaboração de fabricantes, centos de instrução com simulação e operadores.
A FAA lançou a Circular de Informação (AC – Advisory Circular) sobre o conceito de currículo padronizado em 2020, após o lançamento de uma minuta de Circular em 2018. Mas o conceito já está em andamento há quase uma década.
Segundo informações, já foram iniciados trabalhos para modelo de programa de treinamento padronizado específico para uma próxima aeronave, com o objetivo de desenvolver um conjunto de currículos para as aeronaves mais utilizadas em operações de fretamento. [EL] – c/ fontes