FAA publica Aviso com alterações de limites (divisas) novas e atualizadas para AMU (áreas de não-confiabilidade magnética) polares Norte e Sul, em 16.10.23


A FAA publicou o Aviso 8900.672 – https://www.faa.gov/documentLibrary/media/Notice/N_8900.672.pdf – que fornece para operadores autorizados alterações de limites (divisas) novas e atualizadas para certas áreas polares de falta de confiabilidade magnética (AMU- Areas of Magnetic Unreliability), com operações nestas áreas via autorizações OpSpec (Operations Specification – Especificações operativas) e MSpec (Management Specification – Especificação de gerenciamento) relativo à operação pelo PART-125 LOA (Letter of Authorization – carta de autorização) B040 – Operações em Áreas de não-confiabilidade magnética e para Operação Área Polar Sul via autorização OpSpec/MSpec/PART-125 LOA B050 – Áreas autorizadas para operações em rota, limitações e provisões.

Essas áreas, onde as bússolas magnéticas são altamente não-confiáveis e inutilizáveis, aplicam-se e afetam operadores regidos pelos regulamentos PART-91K, -121, -121/-135, -125 (incluindo operadores PART-125 detentores de LODA) e PART-135.

O Aviso requer os departamentos de Garantia de Segurança notifiquem os operadores detentores de OpSpecs/MSpecs/PART-125 detentores de LOA B040 e B050 com áreas afetadas de operações em rota sobre as alterações.

A Instrução da FAA 8900.1, Volume 4, Capítulo 1, Seção 5, de “Sistema de Garantia de Segurança: Áreas de Operação de Navegação Especial”, registra que que “bússolas magnéticas são altamente não confiáveis e inutilizáveis em uma área à distância aproximadamente 1.000 MN de cada pólo magnético. Na regulamentação orientativa para emissão de LOA B040/PART-125 não menciona esta restrição e nem faz referência ao NDA (Northern Domestic Airspace – Espaço aéreo norte) do Canadá, onde pistas e auxílios à navegação são referenciados ao norte verdadeiro, pela não-confiabilidade de marcações magnéticas (declinação magnética). A divisão de padrão de Vôo (FS – Flight Standard) da FAA incluiu Canadian NDA na designação de Northern AMU (AMU norte) e também a área dentro de um raio de 1.000 MN de cada pólo magnético nas designações de AMU norte e de AMU sul.

A orientação para a emissão da LOA B040 agora designa uma AMU Norte e AMU Sul. Anteriormente, não havia AMU designada para LOA B040.

A AMU Norte é a área dentro de 1.000 MN do pólo magnético norte, exceto o espaço aéreo sobre o Alasca e suas águas territoriais, e compreendendo o espaço aéreo doméstico do norte do Canadá como parte da AMU Norte.

A AMU Sul é a área dentro de 1.000 MN do pólo magnético sul. O limite da área de operação do Pólo Sul da LOA B050 agora começa ao sul da latitude 60°S. Anteriormente, a área de operação do Pólo Sul começava ao sul da latitude 67°S sul. Esta mudança também afeta três áreas adjacentes à área do Pólo Sul, que agora terminam na latitude 60°S – Oceano Pacífico Central e Sul, Oceano Atlântico Sul e Oceano Índico. Esta mudança também alinha a área com o OpSpec (Especificação Operativa) para operações estendidas, que vem definindo a AMU como latitude 60°S. [EL]