FAA publica relação de aeroportos que terão “Zona de amortecimento” na ativação de instalações próximas da rede 5G, em 10.01.22


Na sexta dia 07, a FAA divulgou a lista de 50 aeroportos que terão Zonas de amortecimento (cíclico) – as buffer zones –, como “área-tampão” ou área neutra, quando da ativação por operadoras de telecomunicações do novo serviço da rede 5G na Banda C, a partir de 19 de janeiro próximo.

Em um comunicado divulgado, a agência divulgou: “Muitos aeroportos não são atualmente afetados pela nova implantação 5G, embora não estejam nesta lista. Isso inclui aeroportos que não estão nos 46 mercados onde o novo serviço será implantado e aeroportos que atualmente não têm a capacidade de permitir pousos em condição de baixa visibilidade”.

“Sítio” de lista:
https://www.faa.gov/newsroom/airports-5g-buffers
Relação em 07/01/2022:
https://www.faa.gov/sites/faa.gov/files/2022-01/50%20Airports%20with%205G%20Buffer.pdf

A FAA informou que continuará a “trabalhar com as fabricantes aeroespaciais e operadoras de comunicação sem fio para garantir que [a rede] 5G seja implantada com segurança e para limitar o risco de interrupções de vôos em todos os aeroportos”.

Após intensas negociações no início desta semana, as operadoras de telecomunicações AT&T e Verizon concordaram em não ativar os transmissores do sistema e fazer outros ajustes nas instalações destes na área de aeroportos da lista por seis meses para minimizar o potencial de interferência da Banda C nos rádio-altímetros de aeronaves.

O lançamento da lista foi elogiado por empresas aéreas, incluindo o presidente e CEO da National Air Carrier Association (NACA), George Novak. “As companhias aéreas da NACA esperam continuar trabalhando em colaboração com a FAA, fabricantes e empresas de telecomunicações”, disse Novak, “para garantir que a primeira fase da implantação da 5G Banda C não resulte em interrupções operacionais significativas e que todos os segmentos da indústria contribuam para o processo à medida que avançamos”. [EL] – c/ fontes