FAA publica revisão de Boletim de Informação de Aeronavegabilidade Especial para desativação da função ADS-B OUT em aeronaves com sistema de rádio Honeywell Primus II com RMU 855, em 03.11.21


A FAA publicou revisão de Boletim de Informação de Aeronavegabilidade Especial (SAIB – Special Airworthiness Information Bulletin) – o AIR nº 21-15R1 – relativamente a sistema de rádio Honeywell Primus II com Unidade de Gerenciamento de Rádio (RMU – Radio Management Unit) 855 instalado em aeronaves, do potencial de desativação inadvertida da função ADS-B OUT (Automatic Dependent Surveillance – Broadcast, ou Vigilância Dependente Automática por radiodifusão/transmissão). O boletim foi revisado para a remoção de certos aviões de sua aplicabilidade.

SAIB / AIR nº 21-15R1, de 16/09/2021:
https://rgl.faa.gov/Regulatory_and_Guidance_Library/rgSAIB.nsf/(LookupSAIBs)/AIR-21-15R1?OpenDocument
https://rgl.faa.gov/Regulatory_and_Guidance_Library/rgSAIB.nsf/dc7bd4f27e5f107486257221005f069d/4de54a9e3a7b8e358625875200549a2c/$FILE/AIR-21-15%20R1.pdf

O SAIB é endereçado para proprietários e operadores das seguintes aeronaves:
[1] Support Services GmbH Model 328-100 e -300, ou Dornier Do-328-100/-300
[2] EMBRAER 135ER, EMB-135LR, EMB-135BJ (Legacy 600), EMB-135KE, EMB-135BJ (Legacy 650), EMB-135KL, EMB-145, -145ER, -145MR, -145LR, -145XR, -145MP e -145EP
[3] Textron/Cessna Citation 500/550/S550/552/560 e 560XL, Citation 501/551 e Citation 650 (Citation III)
[4] Textron/Cessna Citation 750 (Citation X)
[5] Textron/Hawker 800 (incluindo variante U-125A), 800XP e 1000
[6] Learjet 45
[7] Bombardier Challenger 600/601 – CL-600-1A11 (600), CL-600-2A12 (601) e CL-600-2B16 (601-3A e 601-3R)
[8] Bombardier BD-700-1A10 e BD-700-1A11 – Global 6000/Global Express
[9] Viking Air Limited CL-215-6B11 (CL-415)

Conforme SAIB, no momento, a preocupação com a aeronavegabilidade não é uma condição não-segura que justificaria uma ação da Diretriz de Aeronavegabilidade (AD/DA) de acordo com a regulamentação Título 14 do Código de Regulamentos Federais (14 CFR), PART-39.

A FAA recebeu reportes em janeiro e fevereiro de 2020 relativos a aeronaves em conformidade com requisito ADS-B OUT nas quais estas transmissões não estavam operando. A causa disso foi devido a certas sequências de ativação de aviônicos envolvendo a RMU-855 de sistema de rádio Honeywell Primus II. Uma tripulação pode não estar ciente desse problema, a menos que seja informada por Controle de Tráfego Aéreo (ATC).

Esta condição resulta no não-cumprimento do previsto no item de regulamento do transporte 14 CFR 91.225 (referente à operação com recurso ADS-B OUT – equipamentos e uso) e 14 CFR 91.227 (referente à operação com recurso ADS-B OUT – requisitos de performance de equipamentos) quando a capacidade ADS-B OUT está desativada e a aeronave opera no espaço aéreo definido no item 14 CFR 91.225 (referente à operação com recurso ADS-B OUT – equipamentos e uso).

A Honeywell identificou diferentes aviões com este equipamento, totalizando aproximadamente 2.750 aviões afetados.

O Boletim de Serviço (Service Bulletin) Honeywell nº 7013270-34-0024, datado de 19/12/2019, e a Carta de Informação de Serviço (Service Information Letter) Honeywell nº D201507000061, Revisão 4, datada de 06/04/2021, foram emitidos para fornecer procedimentos para garantir o sequenciamento de energização no sistema de rádio integrado e realizar uma atualização de software em organizações de reparo autorizadas.

A FAA recomenda que todos os proprietários e operadores dos aviões identificados acima incorporem as ações descritas nas informações de serviço referenciadas, na primeira oportunidade. [EL]