FAA reforça salvaguarda para manutenção e banco de dados do seu sistema de processamento e publicação de NOTAM, em 09.02.23


Enquanto continua a examinar problema(s) técnico(s) do seu sistema de processamento e publicação de NOTAM que forçaram a suspensão do serviço e, no rastro, a suspensão de vôos IFR no EUA, em 11 de janeiro passado, a FAA divulga que tomou as medidas iniciais em relação ao banco de dados e à manutenção do sistema para proteger contra falhas semelhantes, de acordo com o administrador interino da agência Billy Nolen.

Milhares de vôos foram cancelados ou atrasados na manhã de 11 de janeiro, enquanto a agência trabalhava para corrigir um problema que causou a falha do sistema NOTAM.

Em uma carta à liderança do Comitê de Transporte e Infraestrutura da Câmara ao final da última semana do mês, Nolen observou que uma revisão preliminar descobriu que um provedor contratado excluiu arquivos do banco de dados do sistema involuntariamente e que as tentativas de restauração desses arquivos contribuíram para a interrupção. Nolem destacou ainda que a agência “é dona do sistema NOTAM”, mas o sistema é mantido por empresas contratadas.

Nolen disse que a Organização de Tráfego Aéreo da FAA começou a perceber problemas com o sistema às 15h28 no dia 10 de janeiro (uma terça), levando especialistas técnicos a solucionar problemas ao longo do dia e na manhã seguinte. Na noite de 10 de janeiro (terça), a agência estabeleceu uma linha direta com mais de 100 interessados para fornecer atualizações em tempo real. Mas, Nolem acrescentou, os operadores começaram a ser afetados no dia seguinte – dia 11(quarta) – e a FAA implementou, numa última instância, o parqueamento de aeronaves até que o banco de dados fosse restaurado e os testes concluídos.

Desde então, a FAA introduziu um atraso de sincronização de uma hora para um dos bancos de dados de backup para evitar que erros de dados cheguem imediatamente ao backup. O pessoal contratado envolvido na exclusão arquivos do banco de dados do sistema não tem acesso às instalações da FAA enquanto a investigação estiver em andamento e a agência agora exige que pelo menos dois técnicos estejam presentes durante a manutenção do sistema NOTAM – um deles devendo ser um gerente federal.

Nolen observou que o sistema NOTAM está passando por um programa de modernização, cuja primeira fase será concluída em 2025. Nesse ponto, o sistema antigo será descontinuado.

A agência solicitou US$ 2 milhões para um programa de troca de informações “máquina a máquina” que ajudará a identificar futuras melhorias no ambiente NOTAM.

A carta de Nolen veio em resposta às perguntas dos líderes do comitê de Tecnologia e Informação sobre a interrupção do sistema NOTAM. O comitê não tem audiências planejadas sobre o assunto específico, mas tem sessões futuras para o próximo projeto de reautorização da FAA.

A primeira audiência foi marcada para 07 de fevereiro, e vai se aprofundar na segurança e é provável que o sistema NOTAM venha à tona, à baila, de discussões. [EL] – c/ fontes