FAA reformulando sistema de NOTAM antes do cronograma de modernização previsto, em 03.05.25


Em postagem no dia 23 (abril), a mídia AeroNews Network repercutiu que a agência FAA está trabalhando para implementar uma atualização do seu sistema NOTAM ainda neste ano.

Após uma grande interrupção no sistema NOTAM que causou uma parada em solo em todo o país em 2023, a FAA finalmente decidiu por mudanças, e modernização, e está trabalhando com a CGI Federal, divisão da empresa canadense CGI que opera no EUA fornecendo serviços de TI e consultoria para órgãos públicos e agências federais, para implementar uma atualização do sistema NOTAM ainda em 2025.

“O sistema de Aviso aos Aeronavegantes está profundamente desatualizado e apresenta sérias falhas”, disse o Secretário de Transportes do EUA, Sean P. Duffy. “Nos últimos anos, vimos várias interrupções no sistema que prejudicaram as viagens aéreas regionais, criaram atrasos extensos e, de outras formas, arruinaram a experiência de vôo para o povo americano”, acrescentou Duffy.

Em 11 de janeiro de 2023, um contratado que apagou acidentalmente alguns arquivos do banco de dados NOTAM causou a primeira parada em solo em todo o país desde 2001. Mais de 11.000 vôs foram interrompidos nas mais de 10 horas em que o sistema ficou inoperante. Logo após o incidente, a FAA divulgou seus planos de descontinuar partes do antigo sistema NOTAM em meados de 2025. A agência também afirmou que teria um sistema substituto em 2030.

Mas, a FAA decidiu intensificar sua atuação, instituindo um desafio aos fornecedores que contornaria os demorados procedimentos governamentais. A agência firmou uma parceria com a CGI Federal para desenvolver um Serviço de Modernização NOTAM. Se tudo correr conforme o planejado, o sistema será entregue à FAA em julho de 2025 e implantado até setembro de 2025.

“É hora de nossa tecnologia entrar no século XXI. A modernização do NOTAM é o primeiro passo enquanto trabalhamos para entregar um sistema de controle de tráfego aéreo totalmente novo que torne as viagens aéreas mais seguras e eficientes”, continuou Duffy.

No post, a AeroNews aponta que, embora esta antecipação esteja “à frente do previsto” nos termos federais, a indústria da aviação não tem esperado com tanta paciência por mudanças há anos. Para um sistema que tem tanta responsabilidade sobre a segurança do vôo, fornecendo aos pilotos dados sobre fechamento de pista, alterações no espaço aéreo e obstruções, manter os NOTAM operacionais deve estar no topo da lista de prioridades. [EL] – c/ fonte