FAA retomará operação de rotas CPDLC para aviação executiva até 31 de agosto, em 02.06.23


A FAA planeja permitir que as aeronaves de aviação geral-executiva retomem o uso das comunicações por link de dados piloto-controlador em rota (CPDLC – Controller Pilot Data Link Communication) até 31 de agosto, de acordo com um plano apresentado numa reunião de sua equipe de implementação de comunicações de dados em 24 de maio.

O teste de utilização CPDLC em rota da FAA foi suspenso em outubro de 2022, e agora será encerrado, mas cerca de 1.000 jatos executivos inscritos para operacionalizar vôos com CPDLC serão permitidos de retomar a utilização CPDLC até 31 de agosto, quando a FAA cancelará NOTAM de outubro de 2022 que passou desautorizar a utilização CPDLC em rota por aeronaves executivas. Na retomada do serviço pela aviação geral, a FAA permitirá que aeronaves novas dos segmentos do transporte PART-91 e PART-135 utilizem CPDLC se não houver problemas conhecidos de aviônica.

Levando a isso, a FAA planeja rescindir o aviso em junho que restringe os inspetores da agência de consentir com o uso do CPDLC. A FAA fará alterações nas cartas de autorização de operador (LoA) com restrições ao uso de CPDLC doméstico e, em um esforço relacionado, está considerando não exigir autorização doméstica de CPDLC.

Ainda, a FAA reconfigurará e gerenciará a lista de aeronaves e configurações de aviônicos aprovadas para CPDLC em rota e categorizará as aeronaves entre três status. A maioria dos 1.000 jatos executivos será categorizada na cor “Amarelo” (aeronave com problemas conhecidos de aviônica CPDLC, mas com capacidade de participar de atualizações pendentes de aviônica). Parte dos 1.000 jatos e alguns turboélices serão alocados com status “Verde” (aeronaves sem problemas de aviônica CPDLC) e categoria “Vermelha” será para aeronaves com problemas críticos de aviônica CPDLC que excluem a participação na utilização de CPDLC em rota.

A GAMA e a NBAA escreveram uma carta à Organização de Tráfego Aéreo (ATO – Air Traffic Organization), da FAA, em março, pedindo esclarecimentos sobre os requisitos de desempenho aceitáveis para CPDLC em rota.

Agora, a FAA divulga que continuará coletando dados sobre isso e estabelecendo especificações para aeronaves civis e militares até maio de 2025. [EL] – c/ fonte