FAA revisa Alerta de Segurança (SAFO) relativo à interferência da rede de telefonia 5G em rádio-altímetros, em 07.12.23


A questão contínua de potencial interferência em rádio-altímetros (RADALT) e equipamentos acoplados a partir de sinais de banda larga celular de frequência 5G banda C levou a FAA a emitir a revisão do Alerta de Segurança para Operadoras (SAFO) 21007, com data de emissão inicial em 23/12/2021 e a nova revisão (R1) na data de 10/12/2023.

SAFO 21007R1 – 10/12/2023:
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As novas informações no Alerta revisado contêm um resumo dos requisitos de conformidade de várias Diretivas de Aeronavegabilidade (AD/DA) emitidas no início deste ano que se aplicam a todos os aviões das categorias de transporte passageiros/carga, bem como a todos os helicópteros equipados com rádio-altímetros.

As Diretivas foram publicadas pela FAA devido a uma determinação de que não se pode confiar que os rádio-altímetros tenham um desempenho adequado quando operam na presença de sinais da rede 5G/Banda C.

Além das recomendações anteriores, o Alerta revisado agora incentiva “todos os operadores a equiparem suas aeronaves com [RADALT] tolerantes à rede 5G o mais rápido possível”.

Rádio-altímetros tolerantes à rede 5G, com atualizações desses equipamentos pela indústria, não eram amplamente disponíveis quando o SAFO 21007 foi publicado originalmente.

Além disso, segundo a FAA, persistem preocupações com os “efeitos cumulativos” da interferência em sistemas de aeronaves associados a rádio-altímetro, dependentes de dados do RADALT. O SAFO revisado observa que esses sistemas associados incluem TAWS, GPWS, TCAS, telas de informação de vôo primária (PFD), sistemas de detecção de tesoura de vento (windshear), mensagens de segurança de altitude e avisos aurais de segurança, acelerador automático (autothrottle), reversor de empuxo, os recursos nos controles de vôo (manche) stick shaker-pusher shaker, sistemas de antigelo de motor e superfícies de vôo (como asa) e vôo-automático (autoflight), e outros equipamentos destinados a manter um vôo seguro, especialmente durante decolagens, subidas, descidas e pousos. [EL] – c/ fonte