FAA seleciona os quatro primeiros aeroportos para serem dotados do SAI, novo sistema de segurança de pista/superfície para controladores de aeródromo, em 22.04.24


A FAA selecionou os aeroportos de [1] Austin-Bergstrom (KAUS), no Texas, de [2] Dallas-Love Field (KDAL), no Texas, o [3] Internacional Indianápolis (KIND), no Indiana, e o [4] Internacional de Nashville (KNBA), no Tennessee, como os primeiros aeroportos a receber o sistema SAI – Surface Awareness Initiative (ação de alerta-consciência de superfície), que visa melhorar a consciência situacional dos controladores de tráfego aéreo de aeródromo e reduzir eventos de incursão de pista. A agência anunciou esta implementação no dia 15.

Os planos prevêem que os sistemas SAI estejam operacionais nos quatro aeroportos até julho, com “dezenas” de outros aeroportos programados para receber o sistema até o final de 2025.

O sistema SAI é uma das três iniciativas que compõem o portfólio acelerado para recursos de segurança de superfície da FAA. As outras ferramentas são a ARV – Approach Runway Verification (Verificação de Pista de Aproximação) e o RID – Runway Incursion Device (Dispositivo de Incursão de Pista).

O sistema SAI e os dispositivos de verificação de pista de aproximação e de incursão de pista são as três tecnologias que a FAA está acelerando para melhorar a segurança de superfície em aeroportos

O sistema SAI usa dados de Vigilância Dependente Automática – Transmissão (ADS-B) para exibir o tráfego de superfície aos controladores em aeroportos que não possuem uma ferramenta de vigilância de superfície. Aeronaves e veículos equipados com ADS-B aparecem como ícones numa carta de aeródromo com a representação de pistas, pistas de táxi, pátios e outras áreas.

O reforço de equipamentos de segurança de pistas dos aeroportos tem sido uma prioridade fundamental para a FAA, uma vez que adota uma abordagem multifacetada para enfrentar a série de situações de risco de grande repercussão que ocorreram nos últimos anos.

“Estamos comprometidos em fazer todo o possível para tornar nossas pistas ainda mais seguras”, disse o administrador da FAA, Mike Whitaker. “Esta tecnologia econômica fornece aos controladores representações oportunas e precisas de aeronaves e veículos em todo o sítio aeronáutico em todas as condições meteorológicas”, completou Whitaker.

Ações adicionais de segurança: de acordo com a nota do anúncio da implantação dos primeiros sistemas SAI, o rápido desenvolvimento e implantação dessas tecnologias é uma das muitas ações que a FAA está tomando para aumentar a segurança e eliminar situações graves após o Convocação-para Ação de Segurança e o lançamento do relatório da equipe independente da  Revisão de Segurança do Sistema Nacional do Espaço Aéreo (NAS – National Airspace System) no ano passado.

A FAA também está implementando:
– aumento da contratação de controladores de tráfego aéreo, superando a meta de contratar 1.500 novos controladores em 2023 e contratar 1.800 em 2024.
– aprimoramento da Iniciativa de Treinamento Colegiado de Tráfego Aéreo para contratar mais candidatos que possam iniciar o treinamento nas instalações imediatamente após a formatura.
– implantação de sistemas de simulador de torre atualizados em 95 unidades em todo o país até o final de 2025.
– realização de reuniões regulares da equipe de ação de segurança de pista em aeroportos de todo o país.
– investimento de milhões de Dólares em iluminação de pistas e melhorias de superfície em aeroportos de grande, médio e pequeno porte.

No dia 17, a provedora americana especialista de sistemas de tecnologia de comunicação e coordenação envolvendo veículos aéreos uAvionix anunciou que seu sistema de vigilância e consciência situacional FlightLine ADS-B foi selecionado pela FAA como um produto qualificado para uso de Controle de Tráfego Aéreo (ATC) visando redução do risco de incursão de pista de aeroportos do EUA.

A uAvionix e seu sistema FlightLine foram qualificados através do programa SAI – Surface Awareness Initiative, da FAA, de acordo com o Plano Estratégico de SAI.

A implantação do sistema FlightLine será realizada sob aquisição da FAA, mas também pode ser adquirida diretamente por aeroportos ou Torres de Contrato Federal. As primeiras implantações do FlightLine foram adquiridas pela FAA para as torres do Aeroporto Internacional de Indianápolis (KIND) e do Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom (KAUS). Os sistemas estarão totalmente operacionais até 30 de junho de 2024.

A uAvionix apresenta que o sistema FlightLine é uma solução econômica que pode ser usada em um ambiente de ARCT – Air Traffic Control Tower (Torre de Controle de Tráfego Aéreo de aeródromo) para fornecer consciência situacional de superfície necessário para atuais aeródromos não dotados de sistemas de vigilância de superfície (atualmente apenas 44 aeroportos).

“Em 2021, foi realizada uma Avaliação de Necessidades Operacionais – ONA [Operational Needs Assessment] que identificou a necessidade de aumentar a consciência situacional de superfície em aeroportos que atualmente não estão equipados com equipamentos de vigilância de superfície, para reduzir as incursões de pistas. A FAA identificou mais de 230 aeroportos que são potenciais candidatos a uma solução SAI. A ONA resultou na identificação dos primeiros 45 aeroportos candidatos. O SAI fornecerá soluções tecnológicas inovadoras e econômicas para aeroportos sem capacidades existentes de vigilância de superfície para expandir a consciência situacional de superfície do serviço de Controle de Tráfego Aéreo (ATC). As soluções de sistema SAI aproveitarão recurso de Vigilância Dependente Automática – Broadcast (ADS-B) como fonte primária da posição de aeronaves tanto na superfície quanto nos corredores de chegada e partida do aeroporto. Esses ‘alvos’ serão exibidos sobre um mapa de superfície do aeroporto que reproduzirá, no mínimo, pistas, pistas de táxi, pátios e outras áreas de movimento”, registra a nota da uAvionix.
A solução FlightLine para o programa SAI é adaptada de sua plataforma FlightLine SDSP (Surveillance Data Service Provider – provedor de serviço de dados de vigilância), uma rede ADS-B privada, validada e de dupla frequência. A rede ADS-B validada fornece a capacidade de defesa contra falsificação de ADS-B usando multilateração como confirmação de que a fonte de transmissão corresponde aos dados dentro da mensagem ADS-B. Ao contrário das redes ADS-B de crowdsourcing (obtenção de dados de fontes massivas), o FlightLine é projetado especificamente para passar na análise de casos de segurança, em parte por meio do monitoramento ativo dos sensores individuais e dos volumes de serviço.

Os dados do sistema FlightLine podem ser integrados às ferramentas de gestão aeroportuária existentes para maximizar os benefícios para os operadores aeroportuários.

Como parte do escopo do programa SAI, a uAvionix, juntamente com seu parceiro de pequenas empresas Capital Sciences, LLC, implantará e gerenciará o serviço pronto para uso, fornecerá treinamento, sustentação e serviços de atualização para cada aeroporto.

“Este é um exemplo claro de como a inovação da indústria para trazer novos participantes para o espaço aéreo resultou em oportunidades de curto prazo para aumentar a segurança da aviação tradicional”, disse Jon Damush, CEO da uAvionix. “Nossa equipe é formada por especialistas do setor de ATC e sistemas de vigilância de aeronaves, portanto, quando a FAA lançou convocação por soluções rapidamente implantáveis e escaláveis – sabíamos que tínhamos uma solução que poderia ajudar”, completou Damush. [EL]