FAA suspende ordem de parqueamento de aeronaves geral após interrupção do serviço de processamento de NOTAM no EUA, e NBAA pede redundâncias aprimoradas para o sistema, com deficiências já históricas, em 12.01.23


A FAA suspendeu uma interrupção (parada) de operação aérea nacional na manhã desta quarta dia 11 e as atividades normais foram retomadas por volta das 09:00EST, depois que uma interrupção do sistema de publicação de NOTAM da agência forçou o cancelamento de mais de 800 vôos e atrasou quase 5.000.

De acordo com o OpsGroup, o sistema falhou às 03:28EST e o processamento de novos NOTAM estavam interrompidos até cerca de 09:00EST.

Os aeroportos Liberty-Newark/Nova Jersey e Hartsfield-Jackson/Atlanta foram os primeiros autorizados pela FAA a retomar os vôos devido ao nível de congestionamento de tráfego nesses principais “portões” (hub). A interrupção afetou os horários dos vôos ao longo do dia, enquanto as cias. aéreas trabalham para mitigar uma “cascata” de interrupções.

Uma investigação sobre a causa do problema continua, mas a Casa Branca não relata nenhuma evidência de um ataque cibernético. A FAA não forneceu detalhes sobre a causa potencial, apenas publicando atualizações cedo ainda na quarta (11) de que estava trabalhando para restaurar o sistema e ordenou às cias. aéreas que pausassem as partidas domésticas até às 09:00 para “permitir que a agência validasse a integridade do vôo e as informações de segurança”.

Em uma postagem no Twitter, o secretário de Transporte Pete Buttigieg disse que consultou a FAA sobre a causa e o melhor curso de ação para resolver a situação. “Eu dirigi um processo pós-ação para determinar as causas principais e recomendar os próximos passos”, Buttigieg disse.

NBAA pede redundâncias aprimoradas para o sistema NOTAM
Na esteira da crise abrangendo a interrupção de milhares de vôos, a NBAA (associação nacional-americana de aviação executiva), nesta quinta dia 12, enfatizou que os problemas de longa data com o sistema de NOTAM do EUA, pela FAA, têm de ser resolvidos, acrescentando que a interrupção do sistema de véspera destacou ainda mais a necessidade de uma ação.

A associação observou que pede à FAA que melhore a resiliência do sistema NOTAM desde 2018 para garantir que os recursos backup estejam em vigor. Co-presidindo a coalizão de reforma do Sistema de Informação Aeronáutica (AIS), a NBAA tem trabalhado com uma seção transversal da indústria – incluindo cias. aéreas, aeroportos e outras partes interessadas – para pressionar pela introdução de sistemas adicionais, redundâncias e atualizações.

O EUA tem o maior e mais seguro sistema de controle de tráfego aéreo, afirmou Heidi Williams, diretora sênior de serviços e infraestrutura de tráfego aéreo da NBAA e copresidente da coalizão AIS. Heidi acrescentou, no entanto, que a interrupção do sistema NOTAM da FAA serviu como um “lembrete” de que, quando os problemas são identificados, soluções comprovadas devem ser desenvolvidas.

FAA culpa arquivo de banco de dados danificado por interrupção do sistema NOTAM
A FAA determinou que uma falha de software – especificamente um arquivo de banco de dados danificado – causou a interrupção do seu sistema NOTAM na madrugada e manhã desta quarta dia 11, forçando-a à suspensão de todos os vôos comerciais no EUA por cerca de uma hora e meia.

O Departamento de Transporte (DoT) lançou uma investigação e os membros do Congresso prometeram fazer o mesmo enquanto se preparam para deliberar sobre o próximo projeto de lei de reautorização (reaprovação) da FAA.

“A FAA continua uma revisão completa para determinar a causa raiz da interrupção do sistema de Notificação para Missões Aéreas (NOTAM)”, divulgou a agência em um comunicado. “Nosso trabalho preliminar rastreou a interrupção para um arquivo de banco de dados danificado. No momento, não há evidências de um ataque cibernético. A FAA está trabalhando diligentemente para identificar as causas desse problema e tomar todas as medidas necessárias para evitar que esse tipo de interrupção aconteça novamente”, registro também a agência de aviação civil americana.

A interrupção resultou em milhares de atrasos e cancelamentos em todo o país no dia 11, apenas algumas semanas depois que uma forte tempestade de inverno levou a vários dias de caos para as viagens aéreas, principalmente na Southwest Airlines, que sozinha cancelou mais de 16.700 vôos entre 21 de dezembro e 31 de dezembro.

O impacto do novo problema provou ser mais amplo, já que o sistema do transporte registrou quase 11.000 atrasos e quase 3.000 cancelamentos dentro, de/para o EUA até o final de quarta de acordo com dados do serviço de rastreamento de vôos FlightAware.

Em uma postagem no Twitter, o secretário de transporte Pete Buttigieg disse que consultou a FAA sobre a causa e o melhor curso de ação para resolver a situação. “Eu dirigi um processo pós-ação para determinar as causas principais e recomendar os próximos passos”, disse Buttigieg.

Buttigieg e a FAA absorveram uma “condenação” de membros do Congresso, incluindo o perene crítico da administração presidente Joe Biden e o presidente do Comitê de Transporte e Infraestrutura da Câmara Republicana, Sam Graves.

“Assim como a interrupção generalizada da Southwest há apenas algumas semanas era indesculpável, também é indesculpável o fracasso do DoT e da FAA em manter e operar adequadamente o sistema de controle de tráfego aéreo”, disse Graves em um comunicado divulgado na quarta-feira. “Este incidente também ressalta o número de mesas vazias e escritórios vagos na FAA. Séculos de experiência combinada foram descartados nos últimos anos e muito poucas dessas posições foram preenchidas. A FAA não funciona no piloto automático – ela precisa de liderança qualificada, dedicada e permanente em cargos em toda a agência, começando pelo escritório do administrador. Já se passou quase um ano desde que a FAA teve um administrador permanente e, com o currículo preocupante do atual candidato, o governo Biden parece pensar que essa falta de liderança qualificada pode durar indefinidamente”, falou Graves.

De sua parte, os políticos democratas do Congresso adotaram uma postura menos conflituosa. “A prioridade número um é a segurança”, disse a senadora democrata Maria Cantwell, de Washington. “Enquanto o Comitê se prepara para a legislação de reaprovação da FAA, estaremos investigando o que causou essa interrupção e como a redundância desempenha um papel na prevenção de futuras interrupções. O público precisa de um sistema de transporte aéreo resiliente”, falou Cantwell. [EL] – c/ fontes