FAA suspende restrições de controle de tráfego aéreo e proibições de aviação geral e aviação executiva devido aos efeitos da paralisação orçamentária do governo federal do EUA, em 17.11.25
Em post no dia 17 na plataforma online da AIN, a editora da revista mensal da mídia Kerry Lynch repercutiu a suspensão pela FAA das restrições de controle de tráfego aéreo e proibições de aviação geral e aviação executiva devido aos efeitos da paralisação orçamentária do governo federal do EUA.
Lynch postou que a FAA encerrou no dia 17 ordem emergencial que determinava a redução de vôos em 40 aeroportos movimentados no EUA e a consequente proibição de operações de aviação geral em 12 deles.
“Isso significa que as operações normais podem ser retomadas em todo o Sistema Nacional de Espaço Aéreo [NAS]”, divulgou a agência em um comunicado divulgado no dia 16, reproduzida por Lynch.
De acordo com a FAA, a decisão de encerrar a ordem foi tomada após análises detalhadas das tendências de segurança e uma queda constante nos “eventos que acionam a falta de pessoal” nas instalações de controle de tráfego aéreo. Os eventos que acionam a falta de pessoal caíram para oito no sábado {15], em comparação com 81 na semana anterior. As restrições foram flexibilizadas após o fim da paralisação do governo de seis semanas, em 12 de novembro.
Essas restrições levaram a FAA a emitir uma ordem em 07 de novembro (sexta-feira), determinando a redução das operações em geral e, posteriormente, a proibir as operações da aviação geral em 12 aeroportos específicos em 10 de novembro. Enquanto isso acontecia, alguns jornais nacionais publicaram artigos alegando que os jatos executivos não seriam afetados pela redução das operações e sugerindo que se considerasse a privatização do controle de tráfego aéreo.
Ao suspender as restrições, a FAA observou que estava ciente de relatos de violações por parte das cias. aéreas e que estava “revisando e avaliando as opções de fiscalização”.
“Quero agradecer à dedicada equipe de segurança da FAA por manter nossos céus seguros durante a paralisação governamental mais longa da história do país e à paciência de todos por priorizarem a segurança”, disse o Secretário de Transportes, Sean Duffy. “Agora podemos redirecionar nossos esforços para o aumento da contratação de controladores e para a construção do novo e moderno sistema de controle de tráfego aéreo que o povo americano merece”, completou Duffy.
A comunidade empresarial e da aviação geral elogiou os esforços do governo para manter os céus seguros durante a paralisação sem precedentes. Ao mesmo tempo, estão cautelosos para garantir que tais medidas não se repitam.
“Continuaremos a garantir que todas as operações, comerciais e da aviação geral, sejam tratadas de forma justa e que nosso sistema de aviação não seja afetado por paralisações governamentais no futuro”, disse o presidente e CEO da AOPA, Darren Pleasance. “Também esperamos continuar nosso trabalho para apoiar a contratação e o treinamento de mais controladores de tráfego aéreo e a modernização do sistema de controle de tráfego aéreo do nosso país”, falou Pleasance. [EL] – c/ fonte
