FAA valida motor pistão a diesel, e QAv, Continental CD-300, em 06.08.23


No dia 25, em meio à programação na feira de aviação americana EAA AirVenture 2023, em Oshkosh, no Estado do Wisconsin, a Continental (subsidiária da Continental Aerospace Technologies) anunciou a obtenção junto à FAA da VTC (Validated Type Certificate – Certificado Tipo Validado) para o seu motor a pistão movido por diesel e JET-A (QAv) CD-300. A Continental destacou que o dispositivo de “validação” tem sido um excelente exemplo do processo de certificação-aprovação simplificado com base no acordo bilateral FAA-EASA, marcando um significativo para a Continental e futuros proprietários aviões equipados com motor CD-300 no EUA – e, no caso, com a validação da conformidade do motor com os padrões de aeronavegabilidade e segurança da agência americana de aviação civil.

“Estamos entusiasmados em receber a VTC para o motor CD-300 por JET-A”, disse Karen Hong, CEO e presidente da Continental. “Esta conquista da VTC representa nosso compromisso em trazer tecnologia de ponta e soluções avançadas de motores para a indústria da aviação. Este motor demonstra a mais recente tecnologia de motor a pistão que está abrindo caminho para mais sustentabilidade na aviação geral”, completou Hong.

Desde a emissão do Certificado Tipo (TC/CT) pela EASA em 2017, o motor Continental CD-300 comemorou vários marcos, incluindo a seleção pela Diamond Aircraft para a motorização do monomotor DA-50RG.

Ao longo dos anos, a Continental estendeu o tempo entre substituições (TBR – Time Between Replacement) para 2.000 horas. E o motor CD-300 performou com sucesso a missão Diamondo Earthrounding – uma circunavegação aérea para a promoção da aviação sustentável, mostrando a eficiência de combustível do motor CD-300.

Com a série de motores CD movidos por JET-A ultrapassando 10 milhões de horas de vôo no início deste ano, a VTC do motor CD-300 pela FAA abre caminho para operadores no EUA experimentarem o desempenho e a confiabilidade excepcionais do motor CD-300 com combustível com uso do JET-A. A Continental divulgou seu estado de entusiasmo em pilotos embarcarem em suas aventuras com confiança, sabendo que têm a potência de um motor Continental por JET-A a sua frente e a experiência da equipe Continental por trás deles.

O motor Continental CD-300 é um motor de 6 cilindros, 4 válvulas por cilindro, cilindrada de 2.987 cm³ (182,3 pol.³), com cilindros de diâmetro x curso de 83 x 92 mm (3,26 x 3,62 pol.), com configuração em “V”, com injeção direta Common Rail. O motor é biturbocomprimido, refrigerado à água, com cárter de óleo úmido, com sistema redundante duplo FADEC, com integração com governador hélice e caixa de redução. O motor tem potência de decolagem de 300 HP à rotação de 3.880 RPM (máx.), com potência transitória (5 min.) de 296 HP a 3.880 RPM e potência máxima contínua de 268 HP a 3.880 RPM. A taxa de compressão é 15,5:1. O motor tem dimensões de 700 mm de altura, 790 mm de largura e 980 mm de comprimento, com peso “seco” de 265 kg. O consumo de cruzeiro é 34,9 litros/hora (ou, 9,2 galões/hora).

Motor Continental CD-300:
https://www.continental.aero/diesel/engines/cd300.aspx
https://www.continental.aero/uploadedFiles/Content/Engines/Diesel_Engines/CD300-SpecSheet.pdf

Também no dia 25, em meio à programação da EAA AirVenture 2023, a Continental confirmou que está finalizando o teste de HVO – Hydrotreated Vegetable Oil (óleo vegetal hidrotratado) como uma opção de combustível sustentável em sua série de motores CD-100 (nas unidades CD-135, CD-155); e CD-170). Segundo a Continental, o investimento em pesquisa e desenvolvimento significa o seu compromisso em promover uma indústria de aviação geral mais sustentável, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono e promover gestão ambiental.

O HVO é uma alternativa de combustível renovável e neutra em carbono. Este biocombustível é produzido a partir de óleos vegetais, usando hidrogênio como catalisador em vez de metanol. Além dos óleos vegetais, este produto combustível de qualidade premium pode ser produzido a partir de sebo e óleo de cozinha usado.

“O óleo vegetal hidrotratado [HVO] é um dos muitos combustíveis alternativos sustentáveis. Enquanto a indústria continua a trabalhar com uma ampla variedade de opções diversas e sustentáveis em seu caminho para alcançar a descarbonização, a Continental tem orgulho de realizar esta etapa de teste incremental para potencialmente trazer um combustível mais limpo para nossos proprietários do CD-100 por JET-A”, disse David Dorner, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento global da Continental. “Nossa extensa análise até agora demonstrou resultados que confirmam que nossos motores JET-A de 4 cilindros [CD-100] exibem desempenho contínuo igual ao combustível JET-tradicional [fóssil]”, completou Dorner.

Os motores da série CD-100 – nas unidades CD-135, CD-155 e CD-170 – um motor de 4 cilindros, 4 válvulas por cilindro, em linha, regime ciclo diesel, com injeção direta Common Rail. O motor é turbocomprimido, refrigerado à água, com cárter de óleo úmido, com sistema FADEC, com integração com caixa de redução.

A variante CD-135 tem cilindrada de 1.991 cm³ (121,5 pol.³), com cilindros de diâmetro x curso de 83 x 92 mm (3,26 x 3,62 pol.). O motor tem potência de decolagem e máxima contínua de 135 HP a 2.300 RPM, com potência de Melhor Economia de 97 HP a 2.000 RPM. A taxa de compressão é 18:1. O motor tem dimensões de 636 mm de altura, 816 mm de largura e 778 mm de comprimento, com peso “seco” de 134 kg. O consumo de cruzeiro é 15 a 20 litros/hora (ou, 4 a 5,3 galões/hora).

Motor Continental CD-135:
https://www.continental.aero/diesel/engines/cd135.aspx
https://www.continental.aero/uploadedFiles/Content/Engines/Diesel_Engines/CD100-SpecSheet.pdf

A variante CD-155 tem cilindrada de 1.991 cm³ (121,5 pol.³), com cilindros de diâmetro x curso de 83 x 92 mm (3,26 x 3,62 pol.). O motor tem potência de decolagem e máxima contínua de 152,9 HP a 2.300 RPM, com potência de Melhor Economia de 97 HP a 2.000 RPM. A taxa de compressão é 18:1. O motor tem dimensões de 636 mm de altura, 816 mm de largura e 778 mm de comprimento, com peso “seco” de 134 kg. O consumo de cruzeiro é 18 a 22 litros/hora (ou, 4,75 a 5,80 galões/hora).

Motor Continental CD-155:
https://www.continental.aero/diesel/engines/cd155.aspx
https://www.continental.aero/uploadedFiles/Content/Engines/Diesel_Engines/CD100-SpecSheet.pdf

A variante CD-170 tem cilindrada de 1.991 cm³ (121,5 pol.³), com cilindros de diâmetro x curso de 83 x 92 mm (3,26 x 3,62 pol.). O motor tem potência de decolagem de 168 HP a 2.300 RPM, potência máxima contínua de 153 HP a 2.250 RPM, com potência de Melhor Economia de 97 HP a 1.925 RPM. A taxa de compressão é 15,5:1. O motor tem dimensões de 636 mm de altura, 816 mm de largura e 778 mm de comprimento, com peso “seco” de 156 kg. O consumo de cruzeiro é 18 a 22 litros/hora (ou, 4,75 a 5,80 galões/hora).

Motor Continental CD-170:
https://www.continental.aero/Continental_CD-170_Jet-A_Engine/
https://www.continental.aero/uploadedFiles/Content/Engines/Diesel_Engines/CD100-SpecSheet.pdf

Ao aprovar o HVO para uso nos motores da série CD-100, a Continental possibilitará a operadores de aeronaves a redução significativamente de sua “pegada” (marca de emissão) de carbono sem comprometimento do desempenho de seus motores.

De acordo com a própria fabricante, a ação da Continental para avaliar o HVO nos motores da série CD-100 demonstra a abordagem inovadora da fabricante de motores americana para reduzir o uso de combustíveis fósseis na indústria. Ao adotar práticas sustentáveis, a Continental continua a promover mudanças positivas, estabelecendo um exemplo para toda a indústria da aviação geral. A Continental continua dedicada a mais pesquisa e desenvolvimento em tecnologias ecológicas, trabalhando para um futuro mais limpo e sustentável para a aviação.

No final de abril, a Continental divulgou dois marcos significativos para a série de motores a pistão movidos por JET-a (QAv). A popular Família de motores a pistão movidos por JET-A – CD series – a acumulou mais de 10 milhões de horas de vôo, enquanto o motor CD-170 recebeu da EASA uma extensão de tempo entre substituições (TBR) de 1.200 para 1.800 horas. De acordo com a Continental, ambos os marcos são uma prova do desempenho, confiabilidade e satisfação do cliente com os motores.

Quando o CD-170 (dotado de sistema FADEC – Full Authority Digital Engine Control – controle digital de motor com autoridade plena) foi lançado em 2020 com um TBR de 1.200 horas, a Continental se comprometeu a aumentar este intervalo. O motor CD-170 é o motor de maior potência a se juntar à série CD-100 e, como resultado desse compromisso, passou a dispor de um TBR (de 1.800 horas) concorrente com seus predecessores de menor potência. A equipe da Continental priorizou esse projeto de desenvolvimento, sabendo que este novo TBR traz valor adicional para seus operadores, com a adição significativas de 600 horas (+50%) para utilização, sendo um atrativo para mais operadores adotarem aeronaves com motorização CD-170.

À ocasião do anúncio da marca de 10 milhões de horas voadas Família de motores a pistão movidos por JET-A – CD series – e do do maior TBR do motor CD-170, Oliver Leber, vice-presidente de vendas globais e engenharia de aplicações da Continental, disse: “Estamos orgulhosos de que mais de 10 milhões de horas de vôo confiáveis tenham sido voadas com nossos motores a diesel. Esse número crescente de horas de vôo mostra que os pilotos estão aproveitando a facilidade de operar [uma aeronave de] controle de potência com manete única no cockpit que reduz a carga de trabalho do piloto, ao mesmo tempo em que se beneficia da economia de custos de consumir combustível JET-A mais acessível e conveniente”.

Os motores a pistão Continental da série CD (por JET-A) estão tornando-se populares entre escolas com frota de aeronaves e operadores individuais que buscam tecnologia avançada de motor a pistão. Esses motores estão disponíveis em novas aeronaves certificadas de parceiros como as fabricantes italiana TECNAM, austríaca Diamond, americana Piper e outras. Além disso, a série CD-100 (CD-135 e CD-155) também está disponível em um kit de atualização de Certificado Tipo Suplementar (STC/CST) para várias aeronaves, como aparelhos Cessna 172 (“F” a “S”) e Piper PA-28 (-151/-161/-181), com uma remotorização levando apenas 21 dias de serviço. [EL]