FAB anuncia decisão de redução da sua carteira de encomendas do KC-390, de 28 para 13 aparelhos, em 12.11.21


FAB anuncia redução da compra do EMBRAER KC-390, e fabricante divulga que buscará “medidas legais”
Fonte: g1 – 12/11/2021
A Força Aérea Brasileira (FAB) comunicou nesta sexta (12) a decisão de reduzir a encomenda de unidades do cargueiro militar KC-390, que é produzido pela fabricante brasileira de aeronaves EMBRAER.

O contrato inicial, assinado em 2014, previa a entrega de 28 aeronaves no valor de R$ 7,2 bilhões à época.

Em nota publicada nesta sexta, a FAB diz considerar “as necessidades” do órgão “frente aos recursos anualmente disponibilizados” para justificar a decisão, unilateral, de reduzir a encomenda para 15 unidades. Trata-se de uma redução de 13 aeronaves (46%).

Em comunicado ao mercado, a EMBRAER informou que tomou conhecimento da decisão da FAB nesta sexta (12) e que buscará as medidas legais cabíveis, sinalizando que a disputa com a FAB deve parar na Justiça.

O KC-390 é um projeto da Força Aérea Brasileira (FAB) que, em 2009, contratou a Embraer para realizar o desenvolvimento da aeronave. Foram sete anos de estudo em parceira com Argentina, Portugal e República Tcheca para desenvolver o protótipo. O transportador é voltado para missões como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e salvamento e combate a incêndios florestais.

Até momento, quatro unidades do KC-390 foram entregues à FAB, a primeira delas em 2019.

A FAB informou que começou em abril deste ano as negociações com a EMBRAER para alterar o contrato. O prazo final estipulado para as discussões terminou na quinta (11), sem que as duas partes chegassem a um acordo.

“Considerando a decisão da EMBRAER e a impossibilidade de permanecer com a execução do contrato nas quantidades atuais, a Força Aérea Brasileira, no intuito de resguardar o interesse público, iniciará, dentro dos limites previstos na lei, os procedimentos para a redução unilateral dos contratos de produção das aeronaves KC-390, fato inédito e indesejável nessa importante e cinquentenária relação”, afirmou a FAB.

“O Comando da Aeronáutica, ratificando a manutenção do espírito de parceria que sempre existiu entre a FAB e a EMBRAER permanecerá envidando esforços junto à empresa no intuito de reduzir a frota de aeronaves KC-390 para os patamares considerados adequados para a Força Aérea Brasileira”, completa a nota.

Já a EMBRAER informou que avalia o impacto da decisão unilateral da FAB em seus negócios e que buscará reequilibrar seus contratos.

“Tão logo seja formalmente notificada pela União, a companhia buscará as medidas legais relativas ao reequilíbrio econômico e financeiro dos Contratos, bem como avaliará os efeitos da redução dos Contratos em seus negócios e resultados”, disse a empresa em nota.


FAB decide reduzir encomenda de KC-390, e EMBRAER divulga que tomará medidas legais sobre decisão da União
Fonte: Estadão/InfoMoney – 12/11/2021
A EMBRAER confirmou nesta sexta (12) que tomou conhecimento da decisão da União de reduzir unilateralmente em 25% o valor total dos Contratos de compra do KC-390, firmados em 2014, mas diz que não foi notificada. “Tão logo seja formalmente notificada pela União, a companhia buscará as medidas legais relativas ao reequilíbrio econômico e financeiro dos contratos, bem como avaliará os efeitos da redução em seus negócios e resultados”, diz a empresa.

Conforme reportagem do Estadão/Broadcast, a Aeronáutica decidiu nesta quinta (11), unilateralmente, reduzir o contrato firmado com a EMBRAER para a compra de aeronaves do modelo KC-390 Millennium, para o transporte de carga.

Segundo a EMBRAER, os contratos contemplam o fornecimento de 28 aeronaves KC-390 para a União. “A EMBRAER reitera seu papel de parceira estratégica da Força Aérea Brasileira no desenvolvimento e implantação de soluções e produtos tecnológicos de alto valor agregado, parceria estabelecida há mais de 50 anos”, destaca.

A empresa reforçou ainda seu compromisso com o projeto KC-390/C-390 Millennium, aeronave multimissão de nova geração, bem como sua crença no potencial de exportação deste produto, que traz inovações únicas em sua categoria e que já foi adquirido por duas nações europeias.

A EMBRAER assinou um memorando de entendimento (MoU) com a multiSIM, startup holandesa especializada em simuladores para treinamento colaborativo de tripulações, para discutir uma possível parceria para soluções de treinamento de defesa e de uso dual (que pode ser usado tanto para uso civil quanto militar).

Segundo a companhia, o potencial acordo pode incluir pesquisa, desenvolvimento de tecnologia e inovação conjuntas para produtos e programas da EMBRAER.

Em outubro, a EMBRAER assinou também um MoU com a Fokker Services e a Fokker Techniek para explorar oportunidades nos mercados de Defesa, Aviação Comercial e Serviços & Suporte, buscando contribuir com seus respectivos conhecimentos e capacidades em novos projetos.