FAB intercepta avião bimotor Seneca carregado com 165 kg de droga no AM, numa operação utilizando dois A-29 “Super Tucano” (para abordagem aérea – em rota), em 21.02.22
A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, por volta de 13:40 (horário de Brasília)/16:40Z deste sábado (19), no Estado do Amazonas, um avião bimotor Piper (PA-34) Seneca que transportava 165 kg de droga.
O avião foi detectado na região central do Amazonas sem Plano de vôo cumprindo rota conhecida para o tráfico de drogas, estando então sujeito às medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro, conforme previsto no Decreto nº 5.144, de 16/07/2004.
Dois A-29 “Super Tucano” e um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB foram empregados na missão, realizada em conjunto com a Polícia Federal (PF).
Após a interceptação (pelos dois A-29), o bimotor fez um pouso de emergência em um canavial próximo à cidade de Presidente Figueiredo (AM), distante cerca de 65 MM ao norte de Manaus (UTC-4). O helicóptero H-60 da FAB pousou no local com a equipe da Polícia Federal, que cumpriu as Medidas de Controle de Solo (MCS), apreendendo a carga ilícita.
O avião é o EMBRAER/Neiva EMB-810C (PA-34) Seneca II de prefixo PT-EUN (registro de produção sn 810225, ano de fabricação 1979), registrado na categoria do transporte privado (TPP/RBAC-91), em com proprietário e operador mesma Pessoa Física, com último registro de compra/transferência datada em novembro de 2017. O avião está aprovado para capacidade de até cinco passageiros (e mais um piloto) e MTOW de 2.073 kg, para operação VFR diurna/noturna e IFR diurna/noturna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA), em vigor, foi emitido em dezembro de 2017 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) está vencido em fevereiro de 2019, este vencimento resultando o cancelamento do CA.
O comandante de Operações Aeroespaciais, tenente-brigadeiro do ar Sergio Roberto de Almeida, comentou o sucesso da operação conjunta. “A ação deste sábado comprova a prontidão operacional da FAB. As capacidades do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro permitem uma vigilância consistente 24 horas por dia, sete dias por semana”, disse Almeida.
As ações deste sábado fazem parte da Operação Ostium para coibir ilícitos no espaço aéreo brasileiro, na qual atuam em conjunto a FAB e Órgãos de Segurança Pública, em cumprimento ao Decreto nº 5.144, de 16/07/2004.
Atualização [g1 – em 22/02/2022] – o avião EMBRAER/Neiva Seneca II – EMB-810C prefixo PT-EUN – foi furtado em Boa Vista, capital de Roraima. A informação foi divulgada nesta segunda (21) pela Polícia Federal, que coordena a Força Tarefa de Segurança Pública no Estado.
O bimotor transportava 165 kg de skank e fez um pouso de emergência em um canavial próximo à cidade de Presidente Figueiredo, no último sábado (19), após interceptação da FAB a partir de detecção do seu vôo sem Plano de Vôo apresentado e fazendo uma rota conhecida para o tráfico de drogas.
A Força-Tarefa, segundo a PF, já investigava a aeronave porque havia informações que a mesma havia sido furtada em Roraima e seria utilizada para o transporte de drogas.
Foi solicitado apoio à Polícia Federal do Amazonas e à FAB, que disponibilizou um helicóptero e dois A-29 para realizar a interceptação da aeronave em vôo. No sábado, por volta das 13:40, ao perceber a aproximação das aeronaves da FAB, o avião com a carga de droga fez um pouso de emergência.
Após o pouso, agentes da PF que estavam embarcados em um helicóptero da FAB desceram no local e apreenderam a aeronave a droga. Os três ocupantes do avião clandestino fugiram no matagal.
Um deles era venezuelano e foi preso nesse domingo (20) pela Polícia Civil do AM e pela Guarda Municipal, sendo encaminhado ao Sistema Prisional de Manaus, onde permaneceu à disposição da Justiça. Os outros dois suspeitos continuam foragidos. As investigações seguem em andamento.