FAB intercepta avião monomotor em vôo “suspeito” em Vilhena/RO, em 13.12.21


Fonte: g1 – 10/12/2021
Um A-29 “Super Tucano” da Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou um avião monomotor leve em Vilhena (RO), no “Cone Sul” do Estado, nesta sexta (10), levando o piloto a um escape para pousar numa área de uma plantação de soja.

O avião foi identificado por radar sobrevoando a região sul de RO. O piloto ignorou as ordens na interceptação, para pouso, e executou uma fuga.

Após pouso, o piloto abandonou o avião e fugiu do local. Moradores da região disseram à polícia que viram um homem saindo do avião com duas maletas e se escondendo na mata.

Várias equipes da Polícia Federal (PF) iniciaram buscas pelo suspeito.

A suspeita é de que a aeronave estava transportando droga da Bolívia para o Brasil.

O avião é o monomotor Piper PA-32-300 “Cherokee Six” de matrícula PT-DDI (registro de produção sn 32-40206, ano de fabricação 1968), registrado na categoria do transporte privado, propriedade e operado por Pessoa Jurídica com sede em São João da Boa Vista/SP. O último registro de compra/transferência é de agosto de 1993. O avião é aprovado para até seis passageiros e MTOW de 1.542 kg, e para operação VFR diurna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) está cancelado por vencimento do Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA), em dezembro de 1987, e por irregularidade na Licença de Estação de Rádio-comunicação (perante ANATEL).