FAB intercepta avião procedente do Peru ingresso no espaço aéreo brasileiro clandestinamente, obrigando pouso de emergência em Manacapuru (AM), com operação impedindo a entrada de 500 kg de droga a bordo no país, em 10.02.25


Em nota no dia 02, a FAB divulgou sua participação em mais uma operação interagências de sucesso, com a Polícia Federal (PF), de interceptação de uma aeronave ingressa no Espaço Aéreo Brasileiro clandestinamente.

Conforme a nota, a FAB interceptou, no dia 02 (domingo), no Estado do Amazonas, uma aeronave que entrou clandestinamente no espaço aéreo brasileiro vinda do Peru, que resultou na apreensão de aproximadamente 500 kg de drogas (maconha e haxixe).

A ação de identificação e interceptação ocorreu sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).

A aeronave, bimotor modelo EMB-810C Seneca II, de matrícula PT-RFU, foi detectada pelos radares do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA) ao ingressar no espaço aéreo nacional. Imediatamente, a FAB acionou seus meios aéreos para interceptação. Para a ação, foram empregadas aeronaves A-29 “Super Tucano”, EMBRAER E-99 e o helicóptero H-60 Black Hawk, além do uso de plataformas orbitais (satélites) para obtenção de informações de inteligência.

A interceptação ocorreu por volta das 10:00 no horário de Brasília (09:00 no horário de Manaus/AM), ou 13:00Z, seguindo os protocolos das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA). De forma progressiva, foram realizados os procedimentos previstos para averiguação e mudança de rota. Após ser ordenado o pouso obrigatório, a aeronave realizou um pouso forçado em uma pista de terra, a cerca de 80 km (43 MN) de Manaus (AM), colidindo com algumas árvores. Logo após a aterrissagem, ocupante(s) incendiaram a aeronave e fugiram do local.

De acordo com a FAB, a Polícia Federal avalia que aproximadamente 500 kg de drogas foram incinerados junto com o avião.

A ação faz parte da Operação Ostium, que integra o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com o objetivo de sufocar atividades criminosas na fronteira. A operação ocorre em cooperação entre a FAB e órgãos de segurança pública (OSP), conforme estabelece o Decreto nº 5.144, de 16/07/2004. 

Em nota postada no dia 02, a Polícia Federal divulgou que, em parceria com a FAB, o GEFRON-MT (Grupo Especial de Fronteira de Mato Grosso) e a Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT), deflagrou no dia uma operação integrada de enfrentamento ao tráfico de drogas, resultando na apreensão de aproximadamente 500 kg de skunk. A ação foi conduzida a partir do compartilhamento de informações entre as forças de segurança, que possibilitou a identificação, por meio de monitoramento aéreo, de uma aeronave circulando no espaço aéreo brasileiro sem plano de vôo.

A FAB e a Polícia Federal acompanharam a aeronave até que, seguindo os protocolos institucionais, foi iniciado o procedimento de interceptação. Durante a operação, a aeronave realizou um pouso forçado em área rural próxima ao município de Manacapuru, cujo centro urbano 37 MN a SW de Manaus, dentro da TMA-Manaus (de raio 40 MN, Espaço Classe C, de 2.500 pés até FL195), rodeada pela CTA Classe D do FL100 até F145 (com espaço G subjacente). Embora o piloto tenha conseguido fugir do local após incendiar a aeronave, uma equipe da Polícia Federal apreendeu o carregamento de drogas antes que as chamas consumissem o avião.

Essa ação integra o esforço conjunto das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas, e as investigações seguem em curso, com especial atenção à prisão das lideranças e à descapitalização das organizações criminosas. 

O RAB informa que o EMB-810C Seneca II (PA34) de matrícula PT-RFU é o aparelho com registro de produção sn 810383, ano de fabricação 1980, com proprietário/operador Pessoa Jurídica. O avião estava registrado na categoria do transporte privado (TPP), com último registro de compra/transferência em janeiro de 2023, sem Gravame registrado. O avião estava aprovado com 6 assentos, para até 5 passageiros e um piloto (Tripulação Mínima prevista na Certificação), com MTOW de 2.073 kg. O Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tinha validade até janeiro de 2026 (18/02/2026). O avião estava em situação regular (normal) perante ANAC.