FAB intercepta no AM bimotor Beech Baron 58 (com 546 kg de droga a bordo) de matricula brasileira ingresso no espaço aéreo nacional de forma não-autorizada, procedendo da Venezuela, e piloto amerrissa na represa de Balbina, nas proximidades do município de Presidente Figueiredo, em 12.09.25

Em nota no dia 10, a FAB divulgou que, em mais uma ação de proteção do país, interceptou, no dia 10 uma aeronave bimotor que ingressou de forma não-autorizada no espaço aéreo nacional, proveniente da Venezuela.
A ação foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em parceria com a Polícia Federal (PF).
O avião modelo Beechcraft Baron 58 (BE58), o de prefixo (brasileiro) PR-DCS, foi identificado pelos radares brasileiros por volta das 09h (horário de Brasília) – 12:00Z. Caças EMBRAER A-29 “Super Tucano” foram acionados para cumprir os protocolos de policiamento do espaço aéreo, realizando reconhecimento visual, interrogação e ordem para a mudança de rota da aeronave ilícita. O piloto da aeronave ilícita descumpriu as determinações da Defesa Aérea, desceu de forma não colaborativa para próximo à copa das árvores e lançou a própria aeronave nas águas da represa de Balbina (a cerca de 35 MN a NE do centro de Presidente Figueiredo (AM) e cerca de 95 MN a N-NE de Manaus (AM), nas proximidades do município de Presidente Figueiredo (AM), cujo centro dista 65 MN ao norte de Manaus (AM).
Na sequência, equipes da Polícia Federal, transportadas em um helicóptero Bell 412, da Coordenação de Aviação Operacional, executaram as Medidas de Controle no Solo (MCS).
A ação resultou na apreensão de aproximadamente 380 quilos de skunk, encontrados no interior da aeronave.
A interceptação integra a Operação “Ágata Ostium”, que faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF).
A iniciativa reforça a atuação coordenada entre a FAB e os órgãos de segurança pública no combate a ilícitos transnacionais e na garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro.
Em nota no dia 12, a Polícia Federal divulgou que, no dia 11, apreendeu aproximadamente 546 kg de entorpecente no interior de uma aeronave nas proximidades do município de Presidente Figueiredo/AM.
De acordo com a nota da PF, na ação inicial, no dia 10, após interceptação realizada pela FAB, a aeronave tentou se evadir lançando-se na represa de Balbina. E que durante a abordagem, foram apreendidos cerca de 374 kg de skunk. No dia seguinte (11), em nova incursão ao local com o helicóptero da Polícia Federal e o apoio do Grupamento de Operações Aquáticas (GOA) do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, equipes localizaram a aeronave submersa. Após intensas buscas, foram encontrados mais 172 kg da droga no interior do avião. Todo o material ilícito foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal no Amazonas para a adoção das medidas de polícia judiciária cabíveis.
Conforme RAB, o avião Beechcraft Baron 58 (BE58) de matrícula PR-DCS é o aparelho de registro de produção sn TH-2061, ano de fabricação 2003, registrado na categoria “Privado Serviço aéreo Privado”, sendo proprietária instituição financeira e operador empresa (Pessoa Jurídica) prestadora de serviços na área da saúde com sede em Curitiba, com Gravame de arrendamento mercantil, com último registro de compra/transferência em dezembro de 2023. O avião está com Situação de Aeronavegabilidade “Normal”. O avião é aprovado com seis assentos e até cinco passageiros (e 1 piloto – Tripulação Mínima prevista na Certificação) e MTOW de 2.449 kg. O Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) está válido até julho de 2026.