FAB intercepta Seneca II de tráfico de droga em rota do Peru para o Brasil, forçando pouso em área remota na divisa dos Estados de Mato Grosso e Pará, em 16.04.25

Em nota no dia 14, a FAB divulgou que uma aeronave bimotor oriunda do Peru foi interceptada no dia 13 (domingo) por caças A-29 “Super Tucano” após ingresso não autorizado no espaço aéreo nacional.
A ação foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em parceria com a Polícia Federal (PF) e com apoio do Grupo Especial de Fronteira (GEFRON), vinculado à Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.
O avião modelo Seneca de prefixo PT-RBC entrou no Brasil por volta das 09:00h da manhã e foi detectado pelos radares do CINDACTA-IV (Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), responsável pela FIR Amazônica (SBAZ). Seguindo os protocolos de policiamento do espaço aéreo brasileiro, os pilotos da FAB adotaram as medidas coercitivas de averiguação, como o reconhecimento à distância e interrogação, seguidas de medidas de intervenção, incluindo ordens de mudança de rota. Após a persistência do comportamento irregular, o bimotor desceu e colidiu com o solo em uma área remota próxima a margem do rio São Manoel, na divisa entre os Estados de Mato Grosso e Pará.
Um helicóptero de resgate H-60 Black Hawk, da FAB, foi acionado para transportar agentes da Polícia Federal responsáveis pelas Medidas de Controle no Solo (MCS), que resultaram na prisão de dois cidadãos bolivianos e na apreensão de pacotes com substância análoga à maconha, encontrados nas proximidades da aeronave.
A ação ocorreu em uma região de difícil acesso, nas imediações da Aldeia Ariramba, na divisa entre os Estados de MT e PA.
Os suspeitos e o material apreendido foram (primeiramente) levados sob custódia até a cidade de Alta Floresta (MT), a 240 MN a SE-S de Jacareacanga (PA).
A interceptação faz parte da Operação Ostium, do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com o objetivo de combater ilícitos no espaço aéreo brasileiro por meio de ações coordenadas entre a FAB e órgãos de segurança pública.
Em nota no dia 14, a Polícia Federal divulgou que uma operação conjunta com a FAB, o GEFRON/MT – Grupo Especial de Fronteira, o CIOPAER e a Polícia Militar de Mato Grosso (PM/MT), no dia 13 (domingo), em mais uma ação de enfrentamento ao tráfico de drogas, resultou na apreensão de aproximadamente 51 kg de droga (skunk), em uma área rural na Terra Indígena Munduruku, no Estado do Pará, ao sul de Jacareacanga (oeste do Estado), na região da Serra do Cachimbo.
Jacareacanga está às margens do rio Tapajós; a cerca de 70 MN a sudoeste do centro urbano de Jacareacanga, na confluência dos rios São Manoel e Jurema, forma-se o rio Tapajós.
A operação foi fruto do compartilhamento de informações entre as forças de segurança envolvidas, o que permitiu a identificação, por meio de monitoramento aéreo, de uma aeronave modelo Seneca no espaço aéreo brasileiro. A aeronave passou a ser acompanhada pela FAB e pela Polícia Federal, sendo constatado que não possuía Plano de vôo.
Seguindo os protocolos institucionais, iniciou-se o procedimento de interceptação. Durante a operação, a aeronave realizou um pouso forçado numa área rural.
Os dois ocupantes, ambos bolivianos, foram resgatados e encaminhados a um hospital em Alta Floresta/MT, devido aos ferimentos decorrentes do pouso da aeronave fora de pista. A droga apreendida e os presos foram apresentados à Polícia Federal em Cuiabá/MT.
O avião envolvido é EMBRAER/NEIVA EMB-810C Seneca II (PA34) de prefixo PT-RBC, com registro de produção sn 810302, ano de fabricação 1979. O avião é registrado na categoria do transporte particular (TPP), com proprietário e operador Pessoa Jurídica (do ramo de indústria e comercio de implementos rodoviários e florestais), com última registro de compra/transferência em agosto de 2024. O registro do avião não consta Gravame. O avião é aprovado com seis assentos, para cinco passageiros (com tripulação mínima prevista na certificação de 1 piloto), e MTOW de 2.073 kg. O avião estava com Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) vencido em março – em 12/03/2025 -, resultando a suspensão do Certificado de Aeronavegabilidade (CA) e a situação irregular da aeronave perante ANAC.
O avião envolveu-se em um incidente de pouso no Aeroporto de Brasília/Presidente Juscelino Kubitschek (SBBR), ao final da tarde de 15/06/2009, com seis ocupantes. O incidente requereu o fechamento de pista.