Fabricante-desenvolvedora alemã Lilium expande parceria com a Honeywell no projeto do STOL Lilium Jet, para o desenvolvimento do motor elétrico do modelo, e acrescenta fabricante automotiva Denso para o programa, em 30.05.22


A fabricante-desenvolvedora alemã Lilium anunciou o co-desenvolvimento de um novo motor elétrico para o futuro Lilium Jet (avião elétrico de decolagem e aterrissagem vertical, concebido e projetado pela Lilium GmbH, com uma versão planejada de sete assentos) trabalhando em parceria com a Honeywell e a fabricante automotiva Denso.

A Honeywell é uma provedora consolidada no desenvolvimento de aviônica, de sistemas de controle de vôo, e já estava envolvida para sistemas, incluindo elétrico, para o Lilium Jet, e a expansão da sua participação no projeto no trabalho do motor elétrico torna-se referência para a criação de um sistema de propulsão melhor. Seu relacionamento já existente com a “gigante” automotiva Denso ajudará na mobilização dos recursos para o desenvolvimento à medida que as três empresas do programa Lilium Jet alavancam sua experiência para criação de um motor de propulsão aeronáutico adequado, usando todo o domínio de engenharia da Honeywell e a toda a capacidade de produção seriada da Denso.

O e-motor Lilium, na denominação do momento, é um sistema patenteado de alto desempenho, dando ao Lilium Jet uma combinação sólida de empuxo e conservação de energia para aeronaves movidas a bateria. No uso aeronáutico, o e-motor Lilium suportará um sistema leve e de design radial refrigerado a ar, com minimização de exposição a objetos danificadores estranhos (FOD). No atual momento do desenvolvimento do projeto, o e-motor Lilium já produzir potência superior a 100 kW a partir de um sistema pesando apenas pouco mais de 4 kg.

O COO da Lilium Yves Yemsi disse que a jogada da parceria jogo foi perfeita: “A estratégia de consecução da Lilium é se envolver com os fornecedores de tecnologia com a expertise mais adequada. Já estamos fazendo um grande progresso com a Honeywell em sua plataforma de vôo integrada Anthem e computadores de controle de vôo, e estamos muito satisfeitos em aprofundar nosso relacionamento também em parceria com a Honeywell e a DENSO em nosso motor elétrico. A colaboração com essas duas potências nos leva mais longe no caminho para revolucionar a mobilidade aérea regional”.

“A Honeywell está na vanguarda da inovação na aviação há um século e estamos orgulhosos de colaborar estreitamente com a Denso e ajudar a inaugurar a era do vôo elétrico”, disse Stéphane Fymat”, vice-presidente de mobilidade aérea urbana da Honeywell Aerospace, para emendar: “A inovação, combinada com nossa experiência no setor aeroespacial, ajudará a criar maneiras mais limpas e sustentáveis para as pessoas viajarem nos próximos séculos”.

Koji Ishizuka, diretor sênior da Denso, disse que o projeto está no caminho certo. “O foco da Denso é impulsionar a mudança para um futuro de mobilidade verde, seguro e contínuo para todos. Estamos gratos por trabalhar com a Honeywell e a Lilium para tornar as viagens aéreas mais limpas e eficientes e, ao fazê-lo, temos a oportunidade de aplicar nossa experiência em eletrificação a veículos em terra e no céu”, falou Ishizuka. [EL] – c/ fontes

 

Lilium: https://lilium.com/