Fabricante startup holandesa Conscious Aerospace busca financiamento para programa de conversão de DASH-8 para motorização por eletricidade e hidrogênio, em 15.09.25


A fabricante iniciante holandesa Conscious Aerospace está lançando uma rodada de financiamento Série A para avançar em seus planos de conversão de aeronaves regionais para usar seu sistema de propulsão hidrogênio-elétrico. Inicialmente, o foco principal da startup é o turboélice bimotor de Havilland Canada DASH 8-300, e a intenção é ter a aeronave pronta para entrar em serviço com os primeiros operadores até o final da década.

Neste mês, novos investidores privados estão sendo convidados ao projeto com aporte de € 15 milhões (aproximadamente US$ 18 milhões) necessários para levar a Conscious Aerospace até o início da campanha de testes do tipo “Iron Bird” até o final de 2027.

Sediada em Roterdã (Holanda), a Conscious faz parte de um consórcio que, em junho, recebeu € 73 milhões do fundo de aviação “verde” Luchtvaart in Transitie, do governo holandês, com € 42 milhões desse total destinados a parceiros como Aeronamic, Elysian, EH Group, Magna, Senior, Sii, AeroDelft, NLR e a Universidade Técnica de Delft (TU Delft).

Nos próximos quatro anos, os parceiros pretendem obter um Certificado Tipo Suplementar (STC) da EASA para integrar seus sistemas de propulsão e armazenamento de aeronaves a hidrogênio com aeronaves DASH-8. Além da unidade de propulsão elétrica, o “trem de força” também inclui células de combustível, unidades de gerenciamento de energia e térmica e tanques de combustível de hidrogênio líquido.

No ano passado, a EASA assinou um Contrato de Parceria de Inovação, no qual fornecerá orientação à Conscious sobre os meios do processo de conformidade.

Após realizar o trabalho inicial de projeto com a fabricante de Havilland nos últimos dois anos, a equipe da Conscious acredita que a aeronave convertida será capaz de suportar pelo menos 90% das rotas atuais operadas por aparelhos DASH-8.

De acordo com os requisitos atuais da EASA e da FAA, a versão movida a hidrogênio seria capaz de transportar 28 ou 29 passageiros com um alcance de 750 km (cerca de 405 MN).

A Conscious espera que as primeiras aplicações de sistema de propulsão hidrogênio-elétrico de sejam com operadores existentes de DASH-8 originais em mercados como Noruega, Austrália, Nova Zelândia e Canadá, onde serviços aéreos regionais essenciais se beneficiam do apoio governamental.

Em junho, as companhias aéreas holandesas KLM e Transavia assinaram um memorando de entendimento (MoU) por meio do qual contribuirão para o processo de projeto e fornecerão dados como custos operacionais para construir o “caso de negócio” (business case) para o programa de conversão.

De acordo com o CEO da Conscious, Erik Geertsema, os parceiros acelerarão a fase de definição conjunta nos próximos seis meses. Em seguida, começarão os trabalhos para produzir um demonstrador de tecnologia em subescala, à medida que a potência do sistema de propulsão aumenta gradualmente para 2 megawatts (MW).

“O primeiro passo é criar a legislação [para propulsão a hidrogênio na aviação], construir a infraestrutura e acostumar os passageiros a embarcar nessas aeronaves. Nosso plano de negócios não exige centenas de conversões; podemos começar lentamente com apenas algumas companhias aéreas e aeroportos regionais”, disse Geertsema para a mídia de aviação AIN.

O editor-chefe da AIN Charles Alcock repercutiu o lançamento de uma rodada de financiamento Série A em post no dia 15 na plataforma online da mídia.

A Conscious Aerospace estima que os vôos regionais típicos de DASH-8 usarão cerca de 200 kg de hidrogênio líquido. A Conscious afirmou que a maioria dos tanques de hidrogênio existentes nos aeroportos tem capacidade para cerca de 3.500 kg.

No dia 03, a Conscious anunciou a nomeação de Rudolf Coertze como seu diretor de tecnologia. Coertze tem mais de 20 anos de experiência aeroespacial em empresas/fabricantes como a ZeroAvia, outra pioneira em propulsão a hidrogênio.

A Conscious Aerospace também recrutou recém-formados da TU Delft, incluindo vários com experiência adquirida com o trabalho da própria instituição em projetos de aviação eletrificada. [EL]