Fabricantes aeronáuticas vendo muitas funções na região Ásia-Pacífico para aeronaves utilitárias, em 12.02.22
As fabricantes de aeronaves utilitárias em produção estão vendo muitas oportunidades de mercado diferentes para suas aeronaves na região da Ásia-Pacífico (APAC), realizando uma ampla variedade de missões civis, governamentais e militares.
No entanto, enquanto a maioria dos projetos de aeronaves utilitárias modernas mantém cabines não pressurizadas, a visão de cada fabricante das oportunidades de vendas para suas aeronaves em diferentes funções de missão é única e depende das características operacionais, de design e estruturais específicas do modelo.
Por exemplo, a Textron Aviation vê o mercado da Ásia-Pacífico para o novo Cessna 408 Sky Courier (por certificar) como “muito favorável para as variantes de carga e de passageiros” em operações de aviação comercial “em toda a região”, disse Juan Escalante, vice-presidente de vendas do programa Sky Courier da Textron Aviation. “[Enquanto] o Sky Courier será uma grande plataforma de missões especiais para operadores na região, o mercado civil ainda domina para asa fixas A versão cargueira do Sky Courier pode acomodar três contêineres LD3 e uma capacidade de carga-paga de 6.000 lb., enquanto a versão de passageiros tem 19 assentos, então … as oportunidades de uso nesta região serão muitas. [O modelo] Também será capacidade de apoiar iniciativas de conectividade doméstica e regional para populações de regiões remotas ou carentes”.
A Textron acredita que o Sky Courier – para certificação sob as regras de categoria de transporte de passageiros pelo regulamente de aeronavegabilidade FAR PART- 23 – será um argumento convincente para as operadoras comerciais no mercado da Ásia-Pacífico porque atende “um novo segmento de mercado que fornece uma carga útil de [6.000 lb./19 passageiros] anteriormente disponível apenas com uma aeronave PART-25 [certificada para categoria de transporte]”, disse Escalante. “Isso abrirá novos setores para companhias aéreas regionais e operadores de carga/logística”, disse ele. “O bimotor turboélice utilitário médio no mercado hoje tem 30 anos, indicando que o mercado está pronto para uma substituição moderna, e o Sky Courier é uma solução única” para clientes de alta utilização”, completou Escalante.
Quanto a um outro modelo, todas as variantes Twin Otter – particularmente o 300 e o novo 400 – já experimentam um forte sucesso de vendas em toda a Ásia-Pacífico.
A Viking Air vê oportunidades de vendas particularmente fortes na Ásia-Pacífico para seu Twin Otter 400, de 19 lugares – a versão atualizada e de produção atual da venerável, mas insubstituível família Twin Otter – como uma aeronave anfíbia, de acordo com Peter Walker, representante global e diretor de vendas de missões especiais da Viking Air.
“À medida que os principais aeroportos sofrem maior pressão com os movimentos de aeronaves devido a alocações insuficientes de slots e portos marítimos mais eficientes em cidades costeiras emergentes se tornam disponíveis devido aos custos de infraestrutura relativamente baixos, a adaptabilidade e a capacidade anfíbia do Twin Otter o posicionam para se beneficiar do crescimento exponencial do mercado na Ásia -Região do Pacífico”, disse Walker.
Em áreas do mundo onde a terra é escassa, os portos marítimos servem cada vez mais como alimentadores de pistas terrestres, disse Walker. “Um excelente exemplo está nas Maldivas, onde a indústria do turismo depende do Twin Otter anfíbio para fornecer transporte para as ilhas periféricas”.
As transportadoras com base nas Maldivas operam um total de quase 70 aviões Twin Otter equipados com flutuadores (versão anfíbio/hidroavião).
“O mercado turístico na Ásia não é exceção, e o potencial para operações anfíbias é inexplorado e apresenta uma oportunidade lucrativa para fabricantes de aeronaves e outras participantes do setor”, disse Walker.
Todas as variantes Twin Otter – particularmente a 300 e a nova 400 – obtiveram um forte sucesso de vendas em toda a região e assim continuam. O Tipo serve em uma ampla variedade de funções civis e governamentais/militares da Ásia-Pacífico e tornou-se particularmente popular nas principais nações insulares, como Indonésia e Filipinas.
Walker considera que o apelo do modelo deriva, em grande parte, do que ele chamou de “as capacidades STOL [decolagem e pouso em distância curta] inerentes insuperáveis do DHC-6 Twin Otter nas configurações de uso civil e multifunção para acesso remoto a pistas curtas”. Os operadores da Ásia-Pacífico também favorecem o Twin Otter por causa do que Walker caracterizou como a expectativa de vida insuperável de sua estrutura.
Enquanto isso, a Britten-Norman, que oferece o BN2 Islander – tão venerável e insubstituível quanto o Twin Otter – em várias configurações, oferecendo até nove assentos para passageiros ou 1,6 toneladas de capacidade de carga, vê o potencial de vendas da Ásia-Pacífico para a aeronave em um nicho de mercado não convencional.
Hoje, a Britten-Norman concentra seus esforços de vendas para o Islander – disponível em dois comprimentos de fuselagem – como o BN2B-20, com motor a pistão, ou o BN2T-4S, com motor turboélice – mais em mercados civis do que militares, de acordo com um porta-voz da Britten-Norman.
Dentro de seu esforço de vendas civis, a Britten-Norman vê oportunidades particularmente fortes – em um papel muito específico – para uma versão de propulsão alternativa, movida a célula de combustível de hidrogênio, do BN2 Islander, que a fabricante está desenvolvendo com a Cranfield Aerospace Systems. De acordo com o porta-voz, a BN recebeu “uma enxurrada de consultas” de resorts de luxo na região da Ásia-Pacífico para a próxima versão ecológica do Islander para transportar até oito passageiros entre os resorts e aeroportos.
O Brando Resort, na Polinésia Francesa, já opera um Islander movido a pistão nessa função, junto com um Twin Otter.
Enfim, as fabricantes projetam que mercados consideráveis da Ásia-Pacífico também existem para o Cessna Sky Courier, Twin Otter, BN Islander e outras aeronaves utilitárias – como os bimotores turboélice Indonesian Aerospace N-219 e o Aircraft Industries L410NG – em funções de missão especial. Por exemplo, a versão Guardian do Twin Otter opera patrulha marítima e funções de inteligência, vigilância e reconhecimento em países que incluem o Vietnã e a Tailândia. [EL] – c/ fontes