Fabricantes da GAMA se recuperam em entregas de aviões e faturamento em 2021, em 24.02.22


As entregas de aviões executivos e da aviação geral começaram uma recuperação geral no ano passado, atingindo um total de 2.630 unidades somando valor de US$ 25,2 bilhões, de acordo com a GAMA – General Aviation Manufacturers Association (a associação de fabricantes de aeronaves para aviação geral).

Divulgando as entregas globais durante coletiva de imprensa anual “Estado da Indústria”, em Washington (EUA), nesta quarta dia 23, a GAMA revelou que as entregas de jatos executivos, turboélices e aviões com motorização a pistão/elétrica em 2021 aumentaram 222 unidades, para 2.630 aviões, com aumento de 9,2%, em relação aos 2.408 aviões entregues em 2020. Como resultado, o faturamento por essas aeronaves se recuperou para US$ 21,6 bilhões no ano passado, em comparação com US$ 20 bilhões em 2020, um aumento de US$ 1,6 bi (8%).

Os totais, observou o presidente e CEO da GAMA, Pete Bunce, estão “convergindo em números que foram vistos antes do início da pandemia”.

As fabricantes de jatos executivos entregaram 710 aeronaves no ano passado, marcando um aumento de 66 aviões (10,2%) em relação aos 644 entregues em 2020, quando a pandemia inicialmente interrompeu a atividade e depois diminuiu as vendas. No entanto, ainda em curso, a pandemia teve um efeito diferente no ano passado, empurrando novos compradores para o setor e ajudando a impulsionar as vendas. A maioria das fabricantes de jatos executivos reportou aumentos em 2021, com exceção da Gulfstream e Dassault, e quase todos os que forneceram detalhes de book-to-bill tiveram aumento anual bem acima de 1:1, com alguns mais próximos de 2:1, com o avanço das carteiras de encomendas (backlog).

Enquanto isso, as entregas de turboélices em 2021 atingiram 527 unidades no total, um aumento de 84 aviões (19%) em relação a 2020, quando 443 aeronaves foram entregues.

Os aviões leves passaram de 1.321 unidades para 1.393, um aumento de 72 aviões (5,5%). Pela primeira vez, a GAMA reportou esta categoria com motorização a pistão e elétrica, refletindo a entrada de aeronaves totalmente elétricas, como o Pipistrel Virus SW 128 Velis Electro. Quarenta e oito (48) desses aviões elétricos foram entregues em 2021.

“A força e a tenacidade do setor de aviação geral forneceram uma base sólida para o setor se recuperar de contratempos relacionados à pandemia com uma exibição poderosa em 2021”, disse Bunce, acrescentando que esse salto ocorreu diante dos desafios quanto à força de trabalho e à cadeia de suprimentos, que ainda estão em enfrentamento. “Apesar dessa adversidade, há um forte interesse e entusiasmo em nossa indústria à medida que continuamos a promover nossos avanços em inovação, tecnologia e sustentabilidade ambiental”, completou Bunce. [EL] – c/ fontes