Falcon Technic, sediada em Dubai, amplia aprovação para manutenção do Dassault Falcon 900EX e segue processos para expansão de serviços de manutenção “multimarca” de modelos Bombardier, EMBRAER e Gulfstream, em 02.08.25

Em post na plataforma online da AIN no dia 30, o editor-chefe da mídia Charles Alcok repercutiu que a Autoridade Geral de Aviação Civil (GCAA) dos Emirados Árabes Unidos expandiu a aprovação da organização de manutenção autorizada (AMO – Authorized Maintenance Organization) da Falcon Technic para abranger o suporte de linha para o Dassault Falcon 900EX EASy.
No dia 25, o grupo sediado em Dubai anunciou a aprovação como parte de um plano de longo prazo para expandir suas capacidades de manutenção, reparo e revisão (MRO).
No dia 29, a GCAA alterou ainda mais a AMO da Falcon Technic para incluir autorização para manutenção de baterias de chumbo-ácido e níquel-cádmio e transmissores de localização de emergência (ELT). Segundo a organização de manutenção, essas classificações de componentes C5 e C6 expandem sua capacidade interna e permitirão que ela ofereça serviços mais rápidos aos operadores e com maior grau de controle de qualidade.
Antes do final de 2025, a Falcon Technic pretende obter autorização para realizar manutenção básica, incluindo inspeções de 24 meses, para as aeronaves Bombardier Challenger 604 e 605, bem como para o EMBRAER ERJ-145 (plataforma do Legacy 650). A organização também busca aprovação para manutenção básica, com inspeções de 120 meses (5 anos), nos jatos Bombardier Global Express. Atualmente, a Falcon Technic ainda busca aprovação para manutenção de linha para os modelos Bombardier Challenger 650 e Gulfstream G550.
A licença CAR-145 (de organização de manutenção aeronáutica) Falcon Technic já abrange a manutenção de linha para as aeronaves Bombardier Global Express e Challenger e EMBRAER Legacy, operadas no mercado de fretamento sob a marca Falcon Luxe.
Os investimentos do grupo, que agora emprega 80 técnicos e engenheiros, abrangem planos para a expansão de oficinas para ensaios não destrutivos, trabalhos estruturais e de componentes, e reparos de rodas.
A Falcon Technic está sediada no Aeroporto Internacional Al Maktoum (OMDW), em Dubai.
A Falcon Technic solicitou à GCAA-UAE o título de organização de projeto PART-21J para lidar com pequenas modificações em aeronaves. Em setembro, pretende solicitar uma licença de organização de produção PART-21G, seguida de solicitações para as mesmas aprovações à agência EASA no quarto trimestre deste ano. [EL]