Feira de aviação executiva LABACE volta à edição em formato presencial, em meio a um divulgado momento de boom da aviação executiva brasileira, em 10.08.22


A LABACE (Latin America Business Aviation – Conference & Ehxibition), a maior feira da aviação executiva da América Latina, na edição 2022 (17ª edição), voltou a acontecer em formato presencial no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, entre os dias 09 e 11 de agosto. A feira é um evento anual organizado pela ABAG – Associação Brasileira de Aviação Geral.

Após suspensão nos últimos dois anos em razão da pandemia de Covid-19, a volta fisicamente da LABACE aconteceu em momento de forte aquecimento do setor de aviação de negócios no Brasil, segundo a organizadora da feira e entidade da classe. Segundo dados da ABAG, o Brasil registrou crescimento em um ano, entre abril de 2021 e abril passado, de 8,7% na frota de jatos executivos, passando de 689 para 749 aeronaves, um aumento de 60 jatos. E o número de turboélices também cresceu significativamente neste mesmo período, um aumento de 12,95%, para 1.462 aeronaves. E dentre helicópteros movidos a turbina, o salto foi de 61 aparelhos (6,1%), alcançando 1.061 unidades em 12 meses.

“A aviação executiva vive um boom em todo o mundo, com o aumento do número de operações [pousos e decolagens] e a chegada de novos usuários. Gente que experimentou a produtividade da aviação executiva na pandemia e agora não abre mão”, explica Flávio Pires, diretor da ABAG.

Estatísticas da provedora de dados alemã WingX Advance mostram um crescimento significativo da aviação executiva brasileira nos últimos anos.

Por dados dados da WingX, em 2021, jatos e turboélices da aviação executiva brasileira voaram aproximadamente o dobro do número de operações em 2019 pré-pandemia – 52.895 contra 26.390, uma diferença de 26.505 vôos (+100%). Somente os jatos executivos realizaram 34.062 operações em 2021, um aumento significativo em relação às 20.940 em 2019, uma diferença de 13.122 vôo (+62,7%), com o segmento de jatos representando 64% do movimento conjunto jatos/turboélices (ante 79% em 2019).

O diretor administrativo da WingX Richard Koe, entretanto, ressalta que “o crescimento dos vôos precisa ser ponderado com o aumento da cobertura (rastreamento) que estamos obtendo à medida que as redes ADS-B se expandem”. À medida que mais aeronaves se tornam equipadas com ADS-B OUT, seu rastreamento mais fácil significa que o número de operações aumenta, graças à medição mais precisa de suas atividades. “Por exemplo”, explicou Koe, “o aumento aproximado da densidade de receptores aumentou 78% em 2022 em comparação com 2019, comparável para a América do Sul. Portanto, não é um crescimento puro, embora ainda cresça na atividade total em relação a 2019. O que seria não nos surpreende, já que a capacidade das companhias aéreas foi severamente restrita durante o Covid, trazendo clientes de maior poder aquisitivo para a aviação executivas”.

Por dados da WingX, no acumulado do ano, a atividade de aviação executiva no Brasil em 2022 aumentou 174% em comparação com o mesmo período de 2019. O ano teve um forte início com 38.574 operações de aviação executiva no Brasil, acima das 28.040 no mesmo período de 2021— um aumento de 10.534 vôo (+37,6%).

Entre fabricantes, diretamente ou por suas representantes regionais, a fabricante suíça Pilatus Aircraft marca presença representada pela Synerjet. Na feira estão expostos o monomotor turboélice PC012NGx e o jato PC-24. Cláudio Cantamessa, chefe de marketing da Synergy, explica que clientes do agronegócio estão especialmente interessados na versatilidade dos modelos, incluindo do PC-24, dotado de uma ampla porta-carga e aprovado para operações em pistas de piso não-preparado, tal como o PC-12. Os dois modelos também se beneficiam de uma variada combinação de configuração de passageiros e carga e também são aplicáveis para operações aeromédicas.

A Gulfstream Aerospace adicionou um novo representante de serviço de campo no Brasil e fez parceria com os fornecedores locais de manutenção Líder Aviação e Aero Rio Táxi Aéreo. As duas empresas fornecerão reparos, manutenção e peças de reposição em garantia para o G650/G650ER, G550 e G280.

Para a LABACE, a Gulfstream destacou jatos G500 e G650ER para a exposição estática da feira.

A Gulfstream Aerospace está reforçando seu suporte ao cliente na América do Sul com a nomeação de um representante de serviço de campo (FSR – Field Service Representative) no Brasil e novas parcerias.

No Brasil, para o cargo de FSR foi nomeado Roberto César Oliveira, com mais de 20 anos de experiência em aviação, possuindo várias licenças FAA e ANAC e com conhecimento de aeronaves, aviônicos e planejamento de manutenção de jatos Gulfstream. “Roberto já trabalha diretamente com clientes da Gulfstream nesta região há anos, e seu conhecimento extensivo e amplos relacionamentos existentes lhe servirão como um recurso confiável e inestimável para nossos clientes no Brasil”, disse Derek Zimmerman, presidente de suporte ao cliente da Gulfstream Aerospace. Roberto César Oliveira está sediado em São Paulo.

A fabricante americana (de Savannah, na Georgia) também fez parceria com as empresas brasileiras Líder Aviação e Aero Rio Táxi Aéreo, que aumentarão os centros de serviços da Gulfstream além de Palm Beach, na Flórida, e em Savannah, na eorgia, fornecendo reparos, manutenção e peças de reposição para os Gulfstream G280, G550 e G650/650ER.

Autoaclamando-se como a maior empresa de aviação executiva da América Latina, com 19 bases operacionais, mais de 1.500 funcionários e uma frota de mais de 50 aeronaves, a Líder Aviação mais uma vez marca presença na LABACE, sendo uma tradicional expositora da feira.

Assim como outras grandes empresas brasileiras de aviação executiva, a Líder atua diversificadamente, em cinco categorias principais de serviços: fretamento de vôo, serviços de apoio de solo e logística aeroportuária, aquisição e venda de aeronaves, manutenção de aeronaves e serviços aéreos com helicópteros para setor de petróleo e gás.

A Líder é representante da Honda Aircraft no Brasil, e na feira expõe um dos três Honda Jet de sua frota. Há cinco Honda Jet operando no Brasil. Embora o modelo tenha sido lançado há alguns anos, a Líder espera que esse número cresça rapidamente.

“Nossas expectativas são as melhores possíveis para a LABACE neste ano”, diz Junia Hermont, COO da Líder. “O momento atual é muito positivo para a aviação executiva, e temos visto o crescimento em várias áreas de atuação da empresa. Este evento vai nos trazer de volta ao contato direto com muitos clientes e amantes da aviação simultaneamente, depois de passarmos por tantas restrições durante a pandemia”, completou Junia.

Anderson Markiewicz, diretor de vendas de aeronaves da Líder, apontou um aumento de 150% em relação aos números pré-pandemia nas transações de compra e venda, tanto de aeronaves novas quanto usadas. Nos últimos doze meses, a Líder vendeu 20 aeronaves, o que contribuiu para um crescimento de receita de 37% no primeiro semestre de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021. “Agora teremos a primeira LABACE após esse crescimento impressionante … uma grande oportunidade para as partes interessadas”, diz Markiewicz.

A atividade de fretamento se recuperou para níveis pré-pandemia, segundo a empresa, e de janeiro a maio de 2022 foi equivalente ao mesmo período de 2019. A Líder é a única empresa charter no Brasil com registro IS-BAO nível 3.

Na LABACE, a Líder está destacando os seus serviços de manutenção. A empresa conquistou a certificação da ANAC e da FAA e é um centro de serviços autorizado para Honda Aircraft e Gulfstream e helicópteros Bell, de acordo com Bruna Assumpção, superintendente das divisões de manutenção, fretamento e gerenciamento de aeronaves da Líder Aviação. “Fazemos de tudo, desde customização e modernização de aeronaves, incluindo pintura, design de interiores e atualizações de aviônicos, até manutenção preventiva e reparo de aeronaves e motores”, diz Bruna. A Líder também oferece manutenção móvel (serviço Líder in Loco) tanto no Brasil como fora do país “para dar todo o suporte de manutenção necessário, com o mesmo nível de qualidade”, acrescenta Bruna.

O negócio de manutenção de aeronaves não caiu durante a pandemia, pois muitos proprietários/operadores aproveitaram o tempo de inatividade para agendar trabalhos em suas aeronaves, segundo Bruna. A Líder espera que a demanda por manutenção aumente em relação a 2019, projetando um aumento de 23% de serviços de manutenção programada e de 12% no volume de serviços de manutenção não-programada neste ano.

Ainda dentro da atividade de manutenção, a Líder também espera crescimento em retrofits, devido ao aumento na compra e venda de aeronaves usadas. Isso inclui atualizações de aviônicos, como substituição de instrumentos analógicos por telas de informação eletrônicas, iluminação LED e conectividade aérea. “Hoje, ninguém quer ficar desconectado da internet”, diz o diretor de manutenção empresarial da Líder Rodrigo Barbosa. “Nossa equipe de engenharia e projetos desenvolve a solução mais adequada para cada modelo de aeronave”, explica Barbosa. A Líder também oferece pintura de aeronaves, com serviços personalizados de cor e design utilizando um sistema de pintura ambientalmente responsável.

Empresa paulista com mais de onze anos no mercado, líder no segmento de compartilhamento de aeronaves executivas com um portfólio de mais de 450 usuários ativo, a maior operadora de jatos executivos da EMBRAER em toda a América Latina (com sete jatos Phenom, sendo quatro Phenom 100 e três Phenom 300), a Avantto Aviation estará na LABACE com um espaço exclusivo exibindo em seu estande um jato Phenom 100. Para Rogerio Andrade, CEO da Avantto, a participação na LABACE é sempre um dos momentos mais importantes do ano para todos aqueles que fazem negócios na aviação executiva. “É sempre um imenso prazer participar de um evento desse porte e de tamanha importância para o universo da aviação executiva. A Avantto marca presença na LABACE desde 2011, ano da nossa fundação”, comentou Andrade.

No primeiro dia da feira, na terça dia 09, a EMBRAER e a Avantto anunciaram a assinatura de um contrato do Programa EMBRAER Executive Care para apoiar a frota de jatos Phenom da operadora.