FICCO/RR apreende cerca de 407 kg de drogas transportadas em avião, além da aeronave, veículos, munições e celulares, prende três, em Alto Alegre, em 30.06.24

Por nota postada no seu portal no dia 27, a Polícia Federal divulgou que a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) de Roraima (RR) realizou, nesse dia, apreensão de mais de 407 kg de drogas (skunk e cocaína) em zona rural do município roraimense de Alto Alegre, a oeste do Estado. Três pessoas foram presas e foram apreendidas uma aeronave, quatro veículos e aparelhos eletrônicos, armas e munições.
A operação ocorreu após a equipe receber informações que uma aeronave de origem desconhecida estaria transportando drogas e pousaria numa fazenda de um dos investigados.
Uma equipe foi destacada e se deslocou até a região e confirmou a veracidade das informações ao avistar a aeronave suspeita realizando o pouso numa pista não-registrada (clandestina). Durante a abordagem, a equipe policial avistou seis pessoas no local, incluindo o piloto da aeronave, que conseguiu fugir pela mata. Os veículos apreendidos já estavam sendo abastecidos com a droga trazida pela aeronave.
O material apreendido e os detidos foram levados até a delegacia da Polícia Federal, onde a autoridade policial ratificou as prisões em flagrante e representou à Justiça pela prisão preventiva dos envolvidos.
A FICCO/RR é integrada pela Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Segurança Pública e Secretaria da Justiça e da Cidadania.
O avião envolvido é um monomotor Cessna C182M de fabricação 1969, aprovado com MTOW de1.270 Kg, com 4 assentos (para 3 passageiros e um piloto), para vôo VFR diurno/noturno. O aparelho é registrado na categoria do transporte privado, com proprietário e operador Pessoa Física, com último registro de compra/transferência datado em 03/06/2024; o avião está com Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) com validade até maio de 2025, mas o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) está suspenso.
No cadastro aeroportuário, constam 16 aeródromos, incluindo pistas-fazenda e pistas-aldeia.