FICCO/SP prende dois homens transportando de 430 kg de pasta base de cocaína em um monomotor, no aeródromo de Penápolis (SP), após o pouso em vôo procedente do MS, em 19.12.24


Nota da Polícia Federal nesta segunda dia 16, divulgou que a FICCO/SP prendeu, nesse dia, dois homens com aproximadamente 400 kg de pasta base de cocaína no aeródromo de Penápolis (SDPN), a noroeste do Estado de SP, cerca de 57 MN a sudoeste de São José do Rio Preto (SP), a cerca de 24 MN a sudeste de Araçatuba (SP) e a cerca de 76 MN a noroeste de Bauru (SP). Os dois homens transportavam a droga em um avião que pousou no aeródromo no interior de São Paulo.

A apreensão se deu após a interceptação do avião após o pouso, a partir do recebimento de informações sobre uma aeronave suspeita que estaria transportando drogas da cidade de Aquidauana (MS) com destino ao município paulista.

Na ação, o helicóptero “Águia 10” realizou sobrevôos de monitoramento e avistou um monomotor se aproximando do aeroporto de Penápolis.

No pouso, o piloto tentou manobrar a aeronave para fugir, mas foi rapidamente abordado pelos operadores aerotáticos.

Na inspeção do avião, as equipes encontraram pouco mais de 400 kg (435,86 kg) de pasta base de cocaína, os indivíduos ocupantes do avião foram presos em flagrante, e a aeronave foi apreendida.
Diante dos fatos, o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal de Araçatuba/SP, onde os detidos permanecem à disposição da Justiça.

As investigações seguem em andamento para a identificação dos demais envolvidos na prática criminosa.

Segundo a Polícia Militar, ao realizar o pouso, o piloto foi abordado pela equipe do helicóptero “Águia”, que auxiliou na operação até a chegada das equipes da Polícia Rodoviária e Polícia Federal. Durante a abordagem, o piloto foi questionado e confirmou que transportava a droga. A aeronave seria proveniente de Aquidauana (MS). O segundo ocupante possui passagens por tráfico de drogas e antecedentes por pensão alimentícia.

O avião envolvido seria o monomotor a pistão EMBRAER/NEIVA EMB-720C “Minuano” de matrícula PT-EKC (registro de produção sn 720053, ano de fabricação 1977), registrado na categoria do transporte privado (TPP), proprietário e operador Pessoa Física, com último registro de compra/transferência 20/08/2024. O avião é aprovado com seis assentos, para até cinco passageiros e um piloto (tripulação mínima requerida), com MTOW de 1.542 kg, para operação VFR diurna/noturna. O avião está em situação de aeronavegabilidade regular perante a ANAC, com Certificado de Vistoria de Aeronavegabilidade (CVA) válido até 10/08/2025.

Penápolis dista cerca de 325 MN a leste-sudeste de Aquidauana (MS), uma localidade a 63 MN a oeste de Campo Grande, capital do MS, com a divisa do Paraguai a 124 MN a oeste. Tanto Aquidauana (MS) como Penápolis (SP) são localidades com aeródromos – Aquidauana com aeródromo privado SSHA e Penápolis com aeródromo público SDPN, separados por 326 MN. Uma viagem em rota direta cruza a FIR Curitiba por 289 MN (desde Aquidauana), em espaço inferior de Classe G do solo ao FL145, com 37 MN na FIR Brasília (até Penápolis), em espaço inferior de Classe G do solo ao FL145; a viagem cruzaria por cerca de 77 MN a TMA Campo Grande (Espaço Aéreo Classe C – de 4.500 pés ao FL145), com Campo Grande a 11 MN no través.

A 2,5 MN a leste do centro urbano, em elevação de 1.352 pés, o aeródromo de Penápolis (SDPN) é homologado para operação VFR diurna/noturna, com pista (15/33) de 30 x 1.500 m., de asfalto com resistência de pavimento PCN 27.