Financiadora de aeronaves executivas publica relatório de projeções deste mercado para o período 2022-2026 prevendo crescimento das negociações de jatos novos e usados, com o fortalecimento do transporte aéreo privado, em 24.05.22
Ao mesmo tempo em que antecipa que as entregas de aeronaves novas e usadas diminuirão neste ano, a organização financiadora de aeronaves para a aviação executiva Global Jet Capital (GJC) prevê que o mercado combinará US$ 186,8 bilhões em volume total de transações entre 2022 e 2026, com uma taxa de crescimento anual média de 5,1% nesse período (de cinco anos).
Esta projeção marca um salto significativo em relação à previsão divulgada publicamente pela primeira vez em junho do ano passado e previa um mercado de US$ 162,1 bilhões até 2025, uma diferença de US$ 24,7 bi (15,2%).
Divulgando sua Projeção de Mercado de Jatos Executivos de cinco anos, durante a feira aeronáutica de aviação executiva européia EBACE deste ano, a GJC vê uma indústria saudável que está pronta para ter um crescimento sustentado nos próximos anos.
Em 2022, a GJC espera que o volume combinado de transações de aeronaves (jatos) novas e usadas caia 8%, dando “um passo atrás em relação ao maior volume de todos os tempos visto em 2021”, de acordo com o seu relatório de projeção 2022-2026. Mas o volume, em Dólar, liderado pela demanda por aeronaves maiores (de maior porte), aumentará 3%.
Esse declínio nas transações é puxado pelo mercado de jatos usados, no qual as transações devem cair 11% e o volume em Dólar cair em 10%. Compensando isso, as entregas de novas aeronaves devem aumentar em 7% e o volume em Dólar aumentar em 16% neste ano.
A GJC vê muitas fabricantes aumentando a produção nos próximos anos com novas entregas preparadas para uma taxa de crescimento anual composta de pouco mais de 4% e volume em Dólar associado chegando a uma taxa bruta anual composta de pouco menos de 8% durante o período da projeção (2022-2026).
“As fabricantes reportam que o fluxo de pedidos [encomendas] permanece sólido e carteiras de pedidos [backlog] estão aumentando. Elas também indicaram que os seus canais de vendas permanecem fortes, sugerindo que esses níveis continuarão”, registro a GJC no seu relatório de projeção de mercado 2022-2026.
Espera-se que as entregas de aeronaves usadas neste ano estejam alinhadas com as tendências históricas, mas a demanda forte e crescente aumentará o número de transações durante todo o período de previsão, de acordo com a GJC.
O CEO da GJC, Vivek Kaushal, observou que a organização de soluções financeiras para aviação executiva passou “muito tempo avaliando como será esse mercado no futuro”, levando ao desenvolvimento das projeções no seu relatório de cinco anos.
Apesar de “algumas condições bastante interessantes”, Vivek disse que os modelos de previsão têm sido bastante estáveis. No entanto, ele advertiu que vários eventos podem mudar as previsões, como bloqueios (lockdowns) renovados forçados pela Covid, semelhantes ao que ocorreu em Xangai, ou o conflito geopolítico em andamento na Ucrânia. “Essas são coisas que nenhum modelo pode capturar”, salientou Vivek.
Mesmo assim, Vivek sustentou que a proposta de utilidade e valor continua a orientar a aviação executiva através das incertezas, acrescentando que isso foi comprovado pela Covid levando as pessoas para o segmento do transporte aéreo. “Apenas o estado do setor aéreo continua a alimentar a demanda. Se você é rico, quer a certeza da decolagem e aterrissagem e quer ir do ponto A ao ponto B com eficiência. O setor aéreo não entrega dessa maneira e provavelmente não fará por um tempo”, apontou Vivek.
Historicamente, cerca de 90% das pessoas que poderiam usar a aviação executiva não o fizeram, mas “estamos vendo uma pequena parcela dessa população migrar. Achamos que vem para ficar. Essas pessoas não vão se afastar [da aviação executiva]”, disse Vivek, acrescentando: “O que isso nos diz é que você não verá uma grande mudança na dinâmica de demanda e oferta tão cedo”. [EL] – c/ fontes