Financiamento público-privado confirmado para “Incubadora de Integração de Hidrogênio Cranfield”, com criação de centro de pesquisa para desenvolvimento de propulsão a hidrogênio para a aviação na Universidade de Cranfield, no Reino Unido, em 31.03.24


Conforme notícia por Charles Alcock, editor-chefe da mídia AIN, no dia 28, a Universidade de Cranfield, no Reino Unido, vai estabelecer um centro de investigação para avançar no desenvolvimento de aeronaves movidas a hidrogênio, com um fundo de 69 milhões de Libras (US$ 87 milhões) de novos financiamentos público-privados anunciados nesta semana. A nova Incubadora de Integração de Hidrogênio Cranfield (CH2i – Cranfield Hydrogen Integration Incubator) será apoiada por £ 46 milhões injetados (2/3 – 67% do volume total) por parceiros da indústria, incluindo Airbus, GKN Aerospace, Marshall e Cranfield Aerospace Solutions, e mais £ 23 milhões (1/3 – 23%) do Fundo de Investimento em Parceria de Pesquisa (RPIF – Research Partnership Investment Fund) do governo do Reino Unido.

A CH2i pretende ser uma plataforma através da qual vários parceiros podem unir forças para trabalhar na produção, integração e utilização de hidrogênio para apoiar os objetivos de zero emissões líquidas para descarbonizar o transporte aéreo. Estará ligada ao novo Centro de Formação Doutoral em Aviação Net Zero (emissão líquida zero) de Cranfield, que se destina a estimular a investigação em áreas como tecnologias de produção, catalisadores, materiais, estruturas, tanques de armazenamento, design de aeronaves e motores.

As parceiras acadêmicas incluem o Imperial College London, o Midlands Innovation Energy Research Accelerator (Acelerador de Pesquisa de Energia de Inovação de Midlands), o National Centre for Atmospheric Science (Centro Nacional para Ciência Atmosférica), o Aerospace Research Consortium (Consórcio de Pesquisa Aeroespacial do Reino Unido), o Collaboration for Research on Infrastructure and Cities (Colaboração para Pesquisa de Infraestrutura e Cidades do Reino Unido) e o National Physical Laboratory (Laboratório Nacional de Física).

A expectativa é que o Centro de Formação de Doutorado (Centre for Doctoral Training) forneça caminhos para que estudantes de doutorado trabalhem com empresas do setor privado.

No dia 27, a Lyte Aviation divulgou que planeja oferecer oportunidades de envolvimento no desenvolvimento de sua aeronave híbrida-hidrogênio-elétrica LA-44 SkyBus.

“O CH2i se integrará a outras grandes áreas de pesquisa da indústria em Cranfield, incluindo nossos novos programas de produção de hidrogênio, nosso Centro de Pesquisa de Integração Aeroespacial e o Centro de Pesquisa e Tecnologia de Aviação Digital”, explicou a professora Karen Holford, executiva-chefe e vice-reitora da Universidade de Cranfield. “Trabalhando com parceiros de investigação e da indústria a nível nacional e internacional, iremos desbloquear alguns dos desafios mais significativos em torno do futuro desenvolvimento e implantação do hidrogênio na aviação. É uma perspectiva muito entusiasmante para os nossos investigadores, parceiros e para a indústria da aviação. Ajudará a construir o caminho para a aviação com emissões líquidas zero”, completou Holford.

O campus de Cranfield, no sul da Inglaterra, inclui seu próprio aeroporto e instalações de controle de tráfego aéreo e aeronaves de pesquisa. O campus possui um ambiente controlado no lado ar que pode demonstrar, testar e desenvolver novas tecnologias, sistemas e processos em escala.

A nova instalação da CH2i consistirá no atual Centro de Pesquisa de Integração de Hidrogênio e na nova área de teste Enabling Hydrogen Innovation (Habilitando a Inovação do Hidrogênio) com dois bancos de teste para trabalhar com hidrogênio gasoso e líquido, bem como sistemas de combustível, armazenamento e integração de sistemas de propulsão e maior capacidade de testes aeronaves demonstradoras de hidrogênio e trens de força.

O novo financiamento será destinado ao fornecimento de novos equipamentos, gestão de projetos e pessoal para apoiar o projeto.

Outras parceiras industriais na CH2i incluem Toyota, Siemens Engineering, London Heathrow Airport, Element 2, Hywaves, GTI Energy e Modular Clinton Global e Equilibrion.

A Universidade de Cranfield é uma das quatro universidades a receber apoio do Fundo de Investimento em Parceria de Pesquisa (RPIF), que já totalizou mais de £ 1 bilhão.

A Cranfield Aerospace Solutions está sediada no campus, onde está trabalhando em seus planos para desenvolver uma versão movida a hidrogênio do bimotor transportador utilitário leve Islander, da fabricante britânica Britten-Norman. O início deste mês, a Cranfield Aerospace concluiu a integração do seu trem de força de célula de combustível de hidrogênio na nacele de uma aeronave de teste, enquanto se prepara para iniciar os testes de vôo com um demonstrador de tecnologia até o final de 2024. [EL] – c/ fonte