Força Aérea do EUA (USAF) recebe seu último Gulfstream G550 de transporte VIP-militar, em 17.02.22
A 89ª Ala de Transporte Aéreo da Força Aérea do EUA (USAF) recebeu seu último jato Gulfstream G550 modificado, designado como C-37B, de uma programação de dois jatos extras, informou a organização militar.
O segundo de dois C-37B adquiridos sob uma atualização de contrato de entrega indefinida de US$ 159 milhões, o jato ostenta registro 1949 em homenagem à operação Berlin Airlift (bloqueio de Berlin), que aconteceu em 1949, e é uma das maiores operações de transporte aéreo da história da USAF.
Projetado para transportar o vice-presidente e funcionários da esfera do gabinete da presidência, o primeiro C-37B chegou à Base Conjunta Andrews, em Maryland, em 03 de novembro passado. O jato recebeu o registro 1949, em homenagem ao ano em que os aviadores de Tuskegee, no Alabama, foram fundados.
Um derivado do Gulfstream G550, o C-37B na USAF é atualizado com sistemas de comunicações de voz e dados comerciais e militares seguros através da L3 Harris. Incluindo as variantes “A” e “B”, a USAF agora tem 16 jatos C-37A (derivado Gulfstream V) e C-37B em sua frota.
Randal Mitchell, gerente de programa da Divisão de Aeronaves Comerciais Derivadas da USAF, chamou a adição dos mais novos Gulfstream de “um grande negócio e muito importante para a Força Aérea”, dado o pequeno tamanho da frota e as demandas de transporte executivo-militar. “Toda aeronave tem um enorme impacto em levar nossos líderes seniores aos lugares que precisam estar, quando precisam estar lá e em comunicação constante durante toda a viagem”.
O modelo G550 teve produção encerrada ano passado. O G550 foi adquirido por mais de uma dúzia de países para uma variedade de configurações de missões especiais.
Ao longo de sua linha de produtos, a Gulfstream forneceu mais de 200 variantes de missões especiais para apoiar governos e militares em mais de 40 países. [EL] – c/ fontes