Força armada italiana encomenda mais seis P180 Avanti EVO, em 25.05.22


Na agenda da feira de aviação executiva européia EBACE 2022, a fabricante Piaggio Aerospace divulgou que formalizou uma encomenda do Ministério da Defesa italiano para seis bimotores turboélice P180 Avanti EVO. Assinado pela Diretoria de Armamentos Aeronáuticos e Aeronavegabilidade, o acordo está avaliado em € 55 milhões e prevê entregas concluída nos próximos dois anos.

O novo pedido junta-se a uma encomenda anterior nove aviões P180 para as forças armadas italianas em outubro de 2019. Essas aeronaves estão atualmente em produção. A Piaggio informa que as novas aeronaves substituirão parcialmente o trabalho de retrofit em 18 P180 em uso pelos Carabinieri (Arma dos Carabineiros, que é uma das quatro forças armadas da Itália e uma de suas cinco forças de segurança) e mais pelo Exército, Marinha e Força Aérea da Itália.

Com este último acordo, a carteira de pedidos da Piaggio cresceu para € 446 milhões, divulgou a fabricante italiana, que desde 2019 funciona em regime de falência sob “administração extraordinária” e atualmente está à venda por meio de processo de concorrência. [EL] – c/ fontes